Governo Federal garante anúncio de medidas para minimizar crise na cadeia leiteira no país

Dentre os anúncios, está o encaminhamento de uma ação emergencial para subsidiar perdas dos produtores de leite

Na última semana, dirigentes de dez entidades sindicais do Rio Grande do Sul estiveram em diversas reuniões com representantes do Governo Federal, com o objetivo de apresentar os problemas que atingem a cadeia produtiva do leite e prejuízos com os grandes volumes de chuva registrados nos últimos meses. A programação também reuniu representantes de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

Em uma audiência interministerial no Palácio do Planalto, conduzida pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi anunciado o encaminhamento de uma ação emergencial para subsidiar perdas dos produtores de leite. “A proposta é baseada em R$ 2,20 por litro e o produtor que vender abaixo desse valor teria o restante subsidiado pelo governo”, explica o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva.

A medida vale para um volume de até seis mil litros por mês e tem validade de seis meses, já que durante o encontro também foi definida a criação de um grupo de trabalho que criará medidas de enfrentamento à crise leiteira no país. Com a fixação do prazo, o grupo poderá apresentar novas demandas para atender a cadeia.

Ainda, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) emitiu orientação aos bancos para prorrogar dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A medida vale para custeio e investimento e foi tomada devido às dificuldades para pagar os financiamentos, garantindo as mesmas condições de juros do contrato original.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado