Moacir Emílio Ferreira recebe título de Cidadão Venâncio-airense

O médico Moacir Emílio Ferreira recebe o título de Cidadão Venâncio-airense. O médico com 45 anos de atuação em Venâncio Aires nasceu em Taquari Mirim, então distrito de Rio Pardo, em 21 de janeiro de 1950. A casa onde o futuro cardiologista veio ao mundo ainda existe e fica a poucos quilômetros da região central de Passo do Sobrado.

A renda da família vinha da produção de arroz e da venda da avó paterna, Palmira, à beira da estrada. Moacir ajudava nas duas frentes e, todos os dias, tomava um ônibus rumo ao Colégio Aparecida, onde estudava. Assim foi até as responsabilidades familiares crescerem com a morte precoce do pai. Ficaram Moacir, aos 19 anos, a mãe e a única irmã, Juçara, de nove anos.

Quando o pai morreu, fazia dois meses que havia passado no vestibular de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. Voltava nos fins de semana e, durante os outros dias, reforçava a renda dando aulas de português em um cursinho pré-vestibular. Em paralelo, criou um supletivo em Venâncio Aires. Essa renda o ajudou a comprar o primeiro carro, um Fusca vermelho. Outra saída para ajudar a pagar a faculdade era passar filmes pelos salões no interior de Venâncio, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo, com equipamento alugados em Porto Alegre.

Em 1974, veio a formatura como médico. No mesmo ano, em um baile de Carnaval na Sociedade de Leituras, conheceu a futura mulher, Mariângela. Eles se casaram em 1977 e ficaram definitivamente na Capital do Chimarrão. Moacir abriu um consultório na rua Júlio de Castilhos. Os primeiros anos como médico foram duros, com plantões estendidos nos hospitais da região.

Nos anos 80, nasceram os três filhos do casal, Guilherme, André e Juliano. Na década seguinte, Moacir abriu o JV, Jornal de Venâncio, mas acabou vendendo o empreendimento porque era impossível conciliar a atividade com o atendimento dos pacientes. Com gosto pela comunicação, surgiu a oportunidade de criar o programa Três Minutos de Saúde, na Rádio Venâncio Aires.

Por ser médico e do grupo de risco, Moacir Emílio Ferreira optou por acompanhar a sessão de casa. Ele enviou um áudio que foi reproduzido durante a homenagem. “Vi o município crescer de cerca de 30 mil para mais 70 mil habitantes, entre eles minha esposa, meus filhos e netos. Amo esta cidade. Ela sempre esteve em meu coração, e agora os senhores vereadores legalizam tudo isso”, comentou.

Homenageados

Mini Miss Universe RS 2020, Ana Julia Wendt Nunes recebeu o certificado. A Associação Médica de Venâncio Aires, que completa 30 anos em 2020, também foi reconhecida. Outra entidade que completa mais uma década de existência em Venâncio Aires é a Comunidade São Judas Tadeu, de Linha Grão Pará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado