Novo decreto municipal facilita ainda mais abertura de novos negócios em Venâncio

Está em vigor desde o dia 15 de janeiro, um novo decreto sobre a Classificação de Risco das Atividades Econômicas em Venâncio Aires

Em continuidade ao programa municipal Venâncio Mais Fácil, está em vigor desde o dia 15 de janeiro, um novo decreto sobre a Classificação de Risco das Atividades Econômicas em Venâncio Aires.

De acordo com o assessor administrativo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Darlan Rieger, após analise da equipe de trabalho do programa que visa a desburocratização do ambiente de negócios, implementado em junho de 2021, está ampliado para 800, o número de atividades dispensadas de licenciamento. “Estamos reforçando o compromisso da Administração Municipal com as políticas públicas de desburocratização que vão agilizar ainda mais as aberturas de empresas na Capital do Chimarrão”, destaca ele.

“Buscamos facilitar a abertura de algumas das atividades que mais tem procura em Venâncio, algumas delas como exemplo a fabricação de esquadrias de metal (sem tratamento de superfície) que ficou dispensada da licença se o porte da empresa for de até 250 m². Porém, lembramos que as dispensas por parte de licenciamento, não desobrigam as demais licenças necessárias como zoneamento, o habite-se do prédio e o licenciamento do Corpo de Bombeiros”, informa Rieger.

Outro exemplo dado, são para atividades como comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal que antes receberiam um alvará provisório de um ano e que, posteriormente, teriam o licenciamento definitivo emitido. Darlan explica que com o novo decreto, essa atividade passa a ser dispensada do licenciamento. “Outras atividades como atividades de profissionais da nutrição, de psicologia e psicanálise, de fisioterapia, entre outros tiveram seus riscos reduzidos de médio para baixo risco também facilitando ao profissional autônomo”, explica ele.

“Esse é um trabalho continuo de atualizações que a equipe vem desenvolvendo. Nosso município é referencia nas políticas de desburocratização sendo 18° do ranking nacional e oitavo do ranking estadual de dispensas de alvarás e licenças, e agora com a atualização da nova tabela de riscos vai melhorar ainda mais a vida de quem deseja empreender aqui”, complementa O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann.

Para abordar sobre essa nova tabela de riscos, inscrições e licenciamento de empresas, será realizado um treinamento para aos escritórios de contabilidade do município. Todas as informações sobre o novo decreto e orientações sobre procedimentos, conforme Darlan, podem ser acessados através da Sala do Empreendedor que fica junto ao Espaço Venâncio Empreendedor na rua Tiradentes, 1060, ou também pelo WhatsApp 2183 0243. A equipe é integrada por servidores da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo em parceria com as secretarias de Fazenda, de Meio Ambiente e de Saúde, através da Vigilância Sanitária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado