De 7 a 10 e 13 a 17 de novembro, a região vai vivenciar a 23ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale) e a 11ª Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração (Construmóbil). Os eventos serão realizados no Parque do Imigrante, onde durante nove dias o público vai se encontrar, fazer negócios e se divertir com uma ampla programação. As feiras são promovidas pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. Nesta quinta-feira, 8, foi o lançamento da programação. Mais de 200 pessoas, entre expositores, patrocinadores, autoridades e imprensa participaram do momento, onde ainda foram apresentadas as novidades deste ano, atrações, o jingle e o traje oficial das soberanas.
“O impacto positivo dos eventos sobre a economia é enorme. Neste ano em especial, para muitos dos cerca de 400 expositores, a feira é o marco do recomeço”, declarou o presidente da Acil, Joni Zagonel. “Que essas e outras feiras e festas, espalhadas por todas as regiões, sigam cumprindo esse importante propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico de nosso Estado”, concluiu
Novidades
Com o tema Caminhos para o Futuro, Expovale + Construmóbil vão aliar o já tradicional e reconhecido potencial de vitrine de oportunidades com a retomada que as feiras representam para a comunidade regional após as trágicas enchentes enfrentadas. A projeção é reunir mais de 400 expositores e superar o público de 102 mil pessoas.
Entre as novidades desta edição está a reformulação do Parque Imigrante com a união dos pavilhões 2 e 3, mais o saguão entre eles. O novo espaço soma em torno de 5,4 mil m² e passa a ser denominado de Centro de Eventos, oportunizando uma nova dinâmica para ocupação dos estandes e circulação dos visitantes. “Estamos trabalhando de forma intensa para a promoção de uma grande Expovale, a maior de todas as edições”, garantiu a presidente da Expovale 2024, Graciela Black.
O presidente da Construmóbil 2024, Daniel Bergesch, também salientou a relevância da participação das empresas como expositora das feiras, pelo fato de criar um propósito e impor metas no calendário na busca da criação de novos produtos e serviços. Ao comentar a união dos eventos, afirmou: “Acreditamos que a sinergia entre a Expovale e a Construmóbil cria um ambiente propício para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. A construção civil e o setor mobiliário, por exemplo, movimentam uma série de outros segmentos, gerando um impacto positivo em toda a economia local”.
Atrações
Os expositores se distribuirão ainda nos pavilhões 1 e 4, saguão 1, áreas externas e Praça da Alimentação. Agroindústrias, concessionárias de automóveis e empresas de diversos setores que representam a economia regional têm presença garantida. Muito prestigiada e elogiada na edição passada, a Avenida do Turismo também está confirmada. A atração conta com o apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Emater RS e Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, e deve contar ainda com a participação da Secretaria Estadual de Turismo, cujas tratativas estão em andamento.
O objetivo é promover um rodízio entre os municípios para que possam demonstrar seus talentos culturais, gastronomia típica e pontos turísticos, muitos dos quais se reestruturando dos prejuízos das adversidades climáticas. O local também prevê atividades de celebração do bicentenário da imigração alemã e os 150 dos italianos no Brasil.
As atrações culturais já terão início na abertura, dia 7 de novembro, com o show da Família Lima. Como forma de incentivar e apoiar os artistas regionais, inúmeras orquestras e bandas de rock vão marcar presença no palco das feiras, compondo um cronograma que vai ter ainda o Grupo Tholl, a música tradicionalista com o Grupo Rodeio, a animação de bailão com Brilha Som, a comédia com Herta Klein e o embalo do reggae com Chimarruts.
Ingressos
Os ingressos para a feira custarão R$ 15 e nenhum show terá cobrança adicional. Para possibilitar que todos consigam visitar a Expovale + Construmóbil, a comissão organizadora vai ampliar os horários gratuitos de acesso. Desta forma, é livre a entrada no dia 7, além dos dias 8, 13 e 14 até as 17h.
Traje da corte
Um dos destaques do lançamento foi a apresentação do traje oficial das soberanas da Expovale. A rainha Tainá Eduarda Carvalho e as princesas Kailani Barbieri e Vanessa Luise Fell desfilaram com os vestidos criados com exclusividade pela estilista Lizara Sangaletti. Feito na cor rosa fúcsia, representa energia, feminilidade e vitalidade. Inspirado nas riquezas do Vale do Taquari, o traje é composto pelo mix de milhares de pedras aplicadas e ornamentadas com folhas e flores que evidenciam as belezas e potencialidades da região.
Com muita cor, brilho e sofisticação, o vestido conta com uma saia adicional na qual um dos diferenciais são frases bordadas a mão. No da rainha Tainá a mensagem é “Pessoas constroem pessoas”; no da princesa Kailane “Juntos somos mais fortes”; e no da princesa Vanessa “Reconstruindo a nossa história”. As expressões representam o momento histórico e de reconstrução do Vale em simultâneo à sintonia do trio, compreendendo a importância da união e do trabalho na transformação de realidades.