A antiga sede da Prefeitura, na Rua Leopoldo Hinterholz ao lado do Colégio Estadual Poncho Verde, será em breve a sede da Casa de Cultura de Mato Leitão. O prédio passa por remodelações para receber diversas atividades relacionadas ao setor.
O assunto foi inclusive pauta de uma reunião do Conselho Municipal de Cultura, integrado por membros do Executivo, Associação Cultural, usuários e entidades. A primeira-dama e secretária da Educação, Vera Beatriz Lermen Bohn, confirmou que o objetivo é estruturar a Casa de Cultura para receber diversos setores como Casa do Artesão (divulgação e venda de produtos), Biblioteca Pública, sala para guardar trajes típicos, sala para peças de museu, sala de vídeo e áudio, além de uma sala de teatro.
A expectativa é da inauguração em setembro, durante a programação da Semana da Pátria. Esse será um local provisório até a conclusão de um prédio específico no Parque Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, proximidades do Centro Administrativo Municipal. O projeto conta com uma emenda parlamentar de R$ 413 mil, indicada pelo senador Paulo Paim (PT/RS).
Desde 1995
A Prefeitura de Mato Leitão funcionou no local entre 1995 e junho deste ano. O prédio em estilo enxaimel (colonização alemã) pertence a Mitra Diocesana com contrato de aluguel em vigor.