Projeto de cocriação da Unisc impulsiona setor de erva-mate

A proposta busca desenvolver soluções tecnológicas em automação para as empresas ervateiras

Chega ao segundo ano o projeto “Cocriação, a estratégia para o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica na região dos Vales”, uma iniciativa da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A proposta busca desenvolver soluções tecnológicas em automação para as empresas ervateiras.

Sob a coordenação do professor da Unisc André Luiz Emmel Silva, o projeto fortalece a inovação e o avanço tecnológico do setor de erva-mate. “As oportunidades no setor ervateiro são diversas e a automação, em alguns processos e no desenvolvimento de dispositivos novos, pode auxiliar tanto os produtores quanto às indústrias a se tornarem mais competitivas”, fala.

Entre as metas do projeto para 2024, está consolidar um Laboratório de Cocriação no bloco 51 da Universidade. O espaço proporcionará o desenvolvimento de soluções em conjunto, com base na cooperação de públicos de diferentes perfis, podendo resultar na produção ou criação de algo. A iniciativa tem por finalidade servir como um local para a manifestação de novos talentos e a realização de capacitações e de trocas de ideias referentes a negócios.

Além das empresas ervateiras, o projeto conta com a participação de instituições de ensino, empresas do segmento de automação e metal mecânico, e apoio do Parque Científico Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) e Inova RS, este último, um programa instituído pelo Estado que possui, como principal objetivo, incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado