Projeto leva informações sobre a Ouvidoria SUS na UBS Gressler

A Unidade Básica de Saúde do bairro Gressler foi o espaço de realização de um projeto que levou informações sobre a Ouvidoria do SUS e também orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce de HIV/AIDS e câncer da pele. As atividades foram desenvolvidas no último mês pela assistente social, Camila Brandão e pela enfermeira, Géssica Tatsch, residentes da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. O público alvo foram os usuários da unidade, que buscaram atendimento no horário estendido, das 17h às 19 horas.

“A finalidade da atividade foi repassar informações e conscientizar a população sobre a importância em prevenir e diagnosticar precocemente o HIV/AIDS e o câncer da pele, temas alusivos ao dezembro vermelho e laranja. Aproveitamos, também para falar sobre a Ouvidoria do SUS, um importante sistema de informação que possibilita o diálogo e a participação do cidadão na avaliação e fiscalização da qualidade dos serviços de saúde”, destacam as residentes.

Desenvolvidas junto a sala de espera da UBS, as atividades ainda incluíram a elaboração de cartazes informativos sobre o que é e como procurar a Ouvidoria. “Avaliamos que atividades como essas são importantes e necessárias pois possibilitam a prática educativa de promoção da saúde as pessoas que estão aguardando por atendimento”, destacam. De acordo com as profissionais, durante a realização da atividade, muitos usuários referiram não ter conhecimento sobre esse meio de comunicação, ao canal da ouvidoria.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado