Psicóloga da Saint Gallen destaca importância do Janeiro Branco

A iniciativa do Janeiro Branco foi criado pelos psicólogos do Instituto Janeiro Branco, em 2014

Psicóloga especializada em Psico-oncologia, psicologia hospitalar e cuidados paliativos, Larissa Magalhães, faz parte do Núcleo Bem-estar e terapias Integrativas da Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde e traz o tema janeiro branco, mês de conscientização à saúde mental.

A iniciativa do Janeiro Branco foi criado pelos psicólogos do Instituto Janeiro Branco, em 2014. O Conselho Federal também realizou o lançamento de campanhas a partir de 2020. “A Campanha Janeiro Branco simboliza um novo começo e a oportunidade de enfatizarmos o cuidado com a nossa mente. Saúde mental é um componente crucial do bem-estar geral e apesar de sua importância, muitas vezes é negligenciada ou mal compreendida”, pontuou Larissa.

Conforme a psicóloga, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física: “Destaco ainda, a relevância da atenção à saúde mental dos profissionais de saúde, pacientes e seus familiares que enfrentam diariamente fatores de risco para a saúde mental, frente ao diagnóstico, adoecimento e tratamento. Pequenas ações podem fazer uma grande diferença: pausas diárias, uma conversa, uma palavra de apoio, um gesto de compreensão”, disse.

Existem serviços de saúde mental mais acessíveis e disponíveis para todos, inclusive gratuitos, como o Centro de de Valorização da Vida (CVV). Basta ligar para o número 188 para falar com um voluntário treino. No site Mapa Saúde Mental, também há a indicação de serviços públicos de saúde mental disponível em todo o Brasil.

Para reflexões diárias sobre saúde mental e qualidade de vida, está dispoível o instagram da psicóloga Larissa Magalhães @larissaazambuja.psi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado