Reuniões sobre preços do tabaco ocorrem nos dias 15 e 16

Encontros com oito empresas fumageiras vão ocorrer na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul

A comissão representativa dos produtores de tabaco, formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, reúne-se com empresas fumageiras nos dias 15 e 16 de janeiro, na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul/RS.

No primeiro dia, o início da manhã será dedicado à reunião dos representantes das entidades para o alinhamento da negociação que definirá o preço mínimo a ser pago pelo tabaco, na safra 2023/2024. Após, até o meio-dia de terça-feira, dia 16, serão recebidas, em reuniões individuais, oito empresas fumageiras (Alliance One, BAT, China Brasil, CTA, JTI, Tabacos Marasca, Universal Leaf e UTC).

“Nossa expectativa é que todas as empresas venham com uma proposta justa e que atenda, não somente o custo de produção, mas, também, uma rentabilidade para o fumicultor, além da recuperação da defasagem das tabelas das safras anteriores”, destaca Marcilio Drescher, presidente da Afubra.

A JTI, que já havia iniciado a negociação com a comissão em dezembro, manterá reunião novamente. “As entidades haviam definido que, em dezembro, as reuniões somente ocorreriam com as empresas que, de fato, já poderiam trazer uma proposta. A única, foi a JTI. Entendemos que a reunião foi produtiva e, aguardamos que a próxima reunião com eles seja satisfatória”, conclui o presidente da Afubra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado