Secretário da Agricultura de Mato Leitão alerta sobre a falta de água no município

A cada dia que passa a situação se complica com a falta de chuva. As perspectivas, pelo menos a curto prazo, são pessimistas com relação às previsões do tempo. Mato Leitão acaba de decretar racionamento de água.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Machry, lamenta a grave situação. “Os açudes são que estão salvando as propriedades. Córregos e arroios estão simplesmente secando. A lavoura já foi e agora só está chovendo regularmente”, disse. Na manhã desta quarta-feira, 12, Machry acompanhou o trabalho de máquinas da Prefeitura numa propriedade de Arroio Bonito. A família de Renato Guindani pediu auxílio para limpar um reservatório de água. “Tá secando tudo. Não sei como vai ser com a água para os animais”, resumiu.

Ao lado da esposa e dos dois filhos menores, Guindani tira o sustento com vacas de leite e corte, cerca de 50 animais. Um pequeno açude, usado para garantir a água, está praticamente seco e o pouco de água que resta é de péssima qualidade. Além de auxiliar com serviços de retroescavadeira para limpar um reservatório, a Prefeitura irá transportar água com um trator/tanque (5 mil litros), o que garantirá o abastecimento por alguns dias para o gado. Essa água está sendo retirada de outros açudes da localidade.

O transporte de água para animais chega a superar 30 mil litros em determinados dias. Já foram atendidas propriedades em Arroio Bonito, São João, Sampaio Baixo, Sampaio e Duque de Caxias. “Recebemos pedidos por serviços a todo instante. A situação é muito preocupante. Está começando a faltar água para os animais e não temos muitas opções de onde tirar”, afirmou.

O setor primário acumula prejuízos acima de R$ 15 milhões. Em dezembro, a Prefeitura decretou situação de emergência após levantamentos confirmarem prejuízos diretos para mais de 450 famílias. “Desde 10 de dezembro já fechamos 164 silos em diversas propriedades. A grande maioria do milho (grão) foi para silagem”, disse.

POTÁVEL:

A pouca perspectiva de chuva deixa em alerta também o abastecimento de água potável, serviço coordenado por seis associações hídricas. As diretorias alertam para os níveis dos poços artesianos, solicitando a colaboração de todos para o uso racional da água. Atuam em Mato Leitão as entidades Asagua, Associação Duque de Caxias, Associação Santo Antônio, Associação São José, Associação Aurora e Sociedade Travessa Boa Esperança Alta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado