Vacinação contra a dengue tem baixa adesão em Venâncio Aires

A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, segue com a vacinação contra a dengue. A procura pela vacina está abaixo do esperado. Em torno de 30 dias, desde que o município recebeu o quantitativo de 873 doses, apenas 150 imunizantes foram realizados. O público-alvo a ser vacinado é crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. O objetivo do imunizante é reduzir as complicações e internações ligadas à doença.

O público estimado para ser imunizado é de 5.945 mil crianças e adolescentes na faixa etária indicada em Venâncio Aires. A vacinação ocorre na Sala de Vacinas, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, e aos sábados das 8h às 12h.

O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre elas. Conforme a coordenadora do Setor de Imunizações, Janete de Souza, após a aplicação da vacina contra a dengue a orientação é para a criança ou o adolescente ficar 15 minutos em observação após o recebimento da dose. Quem tem histórico de reações alérgicas graves terá que aguardar 30 minutos até a liberação.

Outras vacinas não devem ser aplicadas concomitantemente ao imunizante da dengue. Vale destacar que, para quem contraiu dengue poderá tomar a vacina, mas é necessário aguardar seis meses a partir do diagnóstico para iniciar o ciclo de imunização. As crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, munidos de documento com foto, caderneta de vacinação e cartão do SUS.

Conforme boletim atualizado nesta quinta-feira, 4, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), Venâncio Aires tem 2.262 casos confirmados e duas mortes pela doença em 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado