Vereador Gerson Ruppenthal propõe criação de programa para aproveitamento de águas da chuva

Com o objetivo principal de diminuir os problemas de escassez e falta de água enfrentados no município durante os períodos de seca, o vereador Gerson Ruppenthal (PDT) fez uma indicação ao Poder Executivo propondo a criação de um programa que estabelece a política municipal de captação, armazenamento e aproveitamento de águas pluviais. 

A ideia é tornar obrigatória a captação e reutilização de águas da chuva em novos projetos de construções públicas e privadas, de uso habitacional, industrial, comercial e de serviços, conforme determinar o Executivo. Sustentável e inovadora, a proposição consiste em utilizar reservatórios para coletar e armazenar a água da chuva. “Mesmo que a água coletada seja utilizada para fins não-potáveis, irá contribuir muito, já que essa água poderá ser usada para lavar o carro e calçadas, dar a descarga, regar as plantas, poupando a água potável”, explicou Ruppenthal. 

A coleta de água da chuva tem muitas vantagens e se trata de uma prática de gestão sustentável. Pode ser implementada por qualquer pessoa em diversos níveis, que vão desde a instalação de um simples barril para armazenar a água, até um sistema abrangente de coleta, que pode ser integrado a um sistema de irrigação ou encanamento doméstico. 

Conforme a proposta, fica a critério do Executivo viabilizar e definir os parâmetros exigidos para cada tipo de projeto de captação. Ainda é possível relacionar, que muitas residenciais e empresas no município já adotam a captação e reutilização de águas pluviais, e são beneficiadas no Programa IPTU Verde. Gerson salienta ainda que diversos municípios da região vem adotando a indicação, sem que haja grandes transtornos. 

Texto: Fernanda Bergmann / Câmara de Vereadores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado