Companhia Minuano tem mais 266 casos de coronavírus

A Companhia Minuano de Alimentos confirmou nesta quinta-feira, 21, mais 266 casos de coronavírus. De acordo com a empresa, foram aplicados 331 testes nos funcionários no início desta semana. Do total, 266 apresentaram resultado positivo, sendo que 264 são considerados recuperados, dois estão ativos e 65 foram negativados.

Somando aos testes realizados desde domingo, 509 funcionários já testaram positivo. Em nota, a Minuano afirmou que a aplicação dos testes está programada até o final do mês para testagem de todos colaboradores. “Informamos ainda que todos os colaboradores diagnosticados como positivo para o COVID-19 foram afastados de suas atividades laborais para que cumpram o período de quarentena indicado pelos órgãos competentes”, aponta um trecho do comunicado.

Outro ponto que chama atenção na região é a BRF. No frigorífico, foram realizados 1.553 testes entre 11 e 12 de maio. Conforme os dados disponibilizados, 296 casos deram positivo para anticorpos da Covid-19.

“Vale salientar que, de acordo com protocolo da empresa, os funcionários que apresentam e informam sintomas para a Companhia são afastados imediatamente de suas atividades”, destacou a empresa em nota à imprensa.

Leia as notas das empresas na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

A BRF informa que vem realizando testes em seus colaboradores como medida preventiva à Covid-19, conforme protocolo orientado por especialistas, como o infectologista Dr. Esper Kallas, da USP, o Hospital Israelita Albert Einstein e consultoria internacional. Em Lajeado, a testagem teve início há mais de duas semanas, foi reforçada na semana passada e se estende até a próxima sexta-feira, dia 30.

É importante ressaltar que os resultados positivos dos testes rápidos podem indicar presença de anticorpos (pessoas recuperadas), presença do vírus (mesmo em casos assintomáticos) ou falsos positivos, que podem surgir por reação cruzada com anticorpos de outros microrganismos (como parainfluenza, influenza A, influenza B, HIV, vírus da varicela, citomegalovírus, vírus do sarampo e da caxumba, entre outros). Por isso, os resultados destes testes positivos podem ser mais altos e não indicam necessariamente que as pessoas tenham ou tiveram Covid-19, sendo então inicialmente considerados casos suspeitos.

A confirmação de possível infecção pela Covid-19 se dá com a realização de exame mais preciso (RT-PCR), que também está sendo realizado pela Companhia em suas unidades, de acordo com recomendação da Anvisa. Enquanto aguarda o resultado do exame RT-PCR, a BRF está, preventivamente, afastando e orientando todos os colaboradores cujos testes venham a dar resultado positivo, portanto, considerados suspeitos.

Vale salientar que, de acordo com protocolo da empresa, os funcionários que apresentam e informam sintomas para a Companhia são afastados imediatamente de suas atividades. Esta ação reforça as medidas de proteção já adotadas pela empresa desde o início da pandemia e tem o objetivo de aperfeiçoar o processo de triagem e identificação de casos positivos e suspeitos entre os funcionários, que já era realizado por meio de busca ativa. Entre outras iniciativas implementadas em suas unidades estão o uso obrigatório de máscaras e demais EPIs recomendados para proteção contra a Covid-19, distanciamento mínimo entre funcionários, medição de temperatura nas entradas das unidades, afastamento de colaboradores do grupo de risco, reforço de higienização em diversas áreas e nos veículos de transporte fretado com o intuito de mitigar a exposição ao vírus. A BRF ressalta ainda que os testes fazem parte de seus esforços conjuntos com as autoridades para reduzir a subnotificação e a subinvestigação dos casos e prevenir de modo mais efetivo o contágio.

Todo caso suspeito é acompanhado sob rigorosos controles, em conformidade com as medidas protetivas e os protocolos indicados pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde e as normas e acordos estabelecidos com as autoridades locais. Em respeito à privacidade de seus colaboradores e familiares, a empresa não divulga publicamente esses resultados, sendo informados apenas às autoridades de Saúde para que sejam seguidas todas as medidas necessárias.

Sobre a BRF

Maior exportadora global de frango do mundo, a BRF possui marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para as comunidades em que atua, seus colaboradores e integrados, acionistas e para a sociedade.

COMUNICADO AO PÚBLICO EM GERAL

A Companhia Minuano de Alimentos, empresa com 73 anos de atuação, possui entre seus valores o compromisso com os clientes, ética nas nossas ações, e respeito às pessoas, comunidade e meio ambiente.

Assim, sempre agindo com transparência, viemos informar a comunidade em geral sobre as testagens realizadas em nosso quadro de colaboradores, conduzidas pelo Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Univates, por meio de seus biomédicos, e cujos laudos são enviados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, por meio de solicitação da empresa.

Até o momento, a empresa testou entre os dias 17/05/2020 e 20/05/2020 o total de 636 colaboradores ativos em sua unidade de Lajeado. A aplicação dos testes está programada até o dia 31/05, para que todos os colaboradores sejam testados. Nesta primeira etapa de testagem, obteve-se os seguintes resultados:

127 Negativos;

495 Imunes;

14 Positivos.

Podemos afirmar no momento que 80% dos funcionários testados estão imunes ao vírus do Covid-19.

Informamos ainda que todos os colaboradores diagnosticados como positivo para o COVID-19 foram afastados de suas atividades laborais para que cumpram o período de quarentena indicado pelos órgãos competentes, e que a empresa tem prestado todo apoio a estes colaboradores, que embora tenham diagnóstico positivo apresentam quadro assintomático. Salientamos que é nossa obrigação informar a comunidade desta ocorrência, mas também tranquilizá-la, na medida que não mediremos esforços para evitar o contágio do vírus entre nossos colaboradores e terceiros, bem como prestar suporte a quem dele necessitar, ressaltando que há 25 dias não há internação de colaboradores da Companhia Minuano de Alimentos positivados para COVID-19 no hospital de Lajeado.

A Companhia Minuano de Alimentos preza pela qualidade dos produtos, almejando manter o abastecimento de alimentos nos mercados em que atua, sempre garantido a segurança e qualidade em cada parte do processo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carro com placas de Venâncio Aires capota na RSC-287 e motorista é presa por embriaguez

Um carro com placas de Venâncio Aires se envolveu em um acidente na madrugada deste domingo, 27, na RSC-287. O acidente aconteceu...

Dois furtos são registrados no Centro de Venâncio Aires

Dois furtos com arrombamento foram registrados entre sexta-feira, 25 , e este sábado e preocupam a polícia e os proprietários de...

Secretaria da Segurança Pública e Polícia Civil participam de acordo para combate às fake news nas eleições

Vice-governador assinou acordo durante videoconferência com representantes de todas as instituições participantes

Bom Jesus inicia organização para retomada das aulas presenciais do Ensino Médio

Conforme a diretora Ines Schwertner, será realizada preparação dos professores para adaptação aos novos protocolos
error: Recurso desabilitado