Prefeitura e Univates estudam parceria na gestão de saúde em Venâncio Aires

Depois de duas reuniões em Venâncio Aires, o prefeito Jarbas da Rosa, a vice Izaura Landim e a assessora administrativa da Secretaria de Saúde, Rosane da Rosa, devolveram a visita à Diretoria de Serviços em Saúde (DSS) da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Nesta semana, os gestores do município foram recebidos pelo pró-reitor Administrativo, professor Oto Roberto Möerschbaecher, e diretores do DSS para conhecer a estrutura lajeadense e os convênios de saúde já atendidos pela universidade em outros municípios da região.

Buscando parcerias para serviços na área de saúde, a Univates já realiza a gestão da UPA em Lajeado e de Unidades Básicas, além da oferta de serviços como fisioterapia, odontologia, biomedicina, análises clínicas, entre outros. “Nosso Centro de Especialidades Médicas, inaugurado em 2016, atende pacientes de municípios do Vale do Taquari e Rio Pardo e estamos ampliando nossa área de atuação. Já trabalhamos com administração de SAMU e investimos mais de R$ 4 milhões em uma parceria com o Hospital Bruno Born, onde estamos prestes a inaugurar nosso Centro de Análises Clínicas”, revela Oto Roberto Möerschbaecher.

Terceiro município com o maior número de alunos matriculados no campus de Lajeado, Venâncio Aires é considerado estratégico para os planos de expansão da Univates. “Estamos abertos a parcerias e queremos contribuir com aquilo que o município precisa, jamais competir com o que já existe”, acrescentou o pró-reitor.
O prefeito Jarbas da Rosa destacou o interesse da Capital do Chimarrão em firmar parcerias com a Univates, especialmente pelo caráter comunitário e colaborativo da instituição, que tem demonstrado competência na gestão dos serviços de saúde já administrados. “Temos informações da mudança ocorrida na gestão da UPA, por exemplo. E vemos com bons olhos essa ação compartilhada com universidades, garantindo assim um olhar sempre atualizado e de credibilidade aos nossos serviços”, ressaltou o prefeito.

Na próxima semana, uma nova rodada de reuniões deverá acontecer em Venâncio Aires com a participação das assessorias jurídicas da Univates e Prefeitura. Além disso, a direção do Hospital São Sebastião Mártir também será convidada a integrar o encontro para estreitar relações.

EDUCAÇÃO – Outra parceria que pode avançar com a Universidade do Vale do Taquari é com relação a gestão de Escolas Municipais de Educação Infantil. A Univates já administra Emeis em Lajeado e Venâncio Aires se habilita para seguir os mesmos moldes. Como já vinha acontecendo na Emei Vó Helma, no bairro Brands, e deve ocorrer na Emei Xangri-lá, a gestão público-privada reduz custos com funcionalismo e manutenção.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado