Granja Avícola Bom Frango recebe homenagem pelos 30 anos de história

A história da empresa iniciou em meados de 1983, quando os irmãos Milton e Paulo Stahl dos Santos decidiram investir na criação de frangos. O processo consistia em receber os pintos e cria-los até o momento em que estavam aptos ao abate. Os produtos eram fornecidos para a empresa Minuano, em Lajeado.

Em 1990 os irmãos começaram a destinar a comercialização para a região metropolitana. Perceberam que o consumo de frango era alto e decidiram investir na construção de um prédio pequeno (14m x 7m) em Linha Picada Nova, interior de Venâncio Aires, para melhorar o processo de abate das aves, e comercializá-las.

Há 30 anos a razão social da empresa passou a ser Granja Avícola Bom Frango Ltda. O abatedouro recebia inspeção municipal, o que possibilitava apenas a comercialização dentro dos limites do município. O planejamento da produção era feito através da demanda, pois não havia capacidade de armazenamento no prédio. Existiam somente câmaras frias de resfriamento, onde o produto podia ficar armazenado em torno de 10 dias. Só se industrializava o que já estava comercializado e as entregas eram feitas com um veículo de pequeno porte.

As vendas começaram a aumentar, a necessidade de expandir para fora do município era visível, e então a inspeção que antes era municipal passou a ser estadual, e o empreendimento começou a atuar em todo Vale do Taquari e Rio Pardo. Com a mudança para a inspetoria estadual e o aumento da produção, a Bom Frango iniciou o sistema de integração avícola, onde a empresa oferece ao criador todo o suporte necessário para a criação do frango, fornece ração, medicamentos, e instruções de manejo.

Em meados de 1995, com as vendas em crescimento foi preciso tornar o custo de criação de frangos mais baixo, e com isso foi construída a própria fábrica de ração. Em 2001 instalaram uma fábrica de gelo, com capacidade de produzir oito toneladas por dia. O gelo é necessário para resfriar o frango durante o processo de abate. Sem ele o produto acabaria estragando. No ano de 2005 foi construída uma nova fábrica de gelo, mais moderna e com capacidade de produção de vinte toneladas por dia. Juntamente, foi construído um túnel de congelamento com capacidade de dezesseis toneladas, o que abriu novas oportunidades para a empresa que passou a contar com produtos congelados no seu mix.          

Uma nova ampliação na empresa ocorreu em 2007, com a construção de duas novas câmaras frias. Juntamente com esta obra, foi erguido um novo escritório de dois andares. A fábrica de ração, defasada, foi reformada em 2009, com alterações na sua estrutura e troca de maquinários, aumentando sua capacidade de armazenamento e produção.

Em 2014 foi implementado o sistema de água gelada para o resfriamento das carcaças durante o processo, o que gerou um aumento de produção diário, podendo chegar em até 20 mil aves. Com o aumento da produção da empresa foi necessário a construção de uma nova câmara fria de estocagem, a mesma foi construída em 2015 com capacidade de armazenar em torno de 300 toneladas.

No ano de 2019 foi construída uma nova fábrica de ração, com capacidade de produção de 20 toneladas/hora, totalmente automatizada. A mais nova conquista da empresa foi a liberação do Sistema Brasileiro de Inspeção que permite o comércio no território nacional. Para tanto, houve investimentos na planta frigorífica, sendo que hoje a mesma está apta à produção de 40 mil aves/dia.

Atualmente a sociedade da Granja Avícola Bom Frango é composta por Milton Stahl dos Santos, um dos fundadores da empresa, e seu filho Guilherme Augusto Grings dos Santos, graduado em Engenharia de Produção, ingressou na sociedade em 2016, porém já trabalhava antes na empresa, principalmente no setor comercial. A empresa possui hoje 242 funcionários.

A homenagem, proposta pelo vereador Ezequiel Stahl (PTB), foi feita na noite desta terça-feira. Receberam o diploma de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores, os proprietários Milton Stahl dos Santos e Guilherme Augusto Grings dos Santos.

Texto: Fernanda Bergmann / AI Câmara de Vereadores

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado