Dengue e a importância de adolescentes receberam a imunização contra a doença

Família Sehn, o pai Renídio, a mãe Rosilene, e as filhas Letícia e Larissa!

Febre, falta de apetite, dor nas articulações, manchas vermelhas pela pele, e coceira. Estes foram sintomas que afetaram a saúde de Letícia Taís Sehn, de 13 anos. A adolescente contraiu dengue há três semanas. A menina se recuperou bem e não teve sequelas, mas ficou preocupada por conhecer a doença por meio de conteúdos propostos em sala de aula. “Eu comecei a ter os sintomas e logo pensei que fosse dengue. Em um primeiro momento meu pai insistiu porque eu não quis ir procurar atendimento médico, mas eu fui, estava muito preocupada por conhecer os sintomas”, relata.

O pai, Renídio José Sehn, de 47 anos, comenta que buscou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Tecla. “Somos moradores do bairro e procuramos atendimento mais próximo. Chegamos no posto, recebemos o atendimento e o médico logo disse que era dengue. Então ela fez o teste e deu positivo”, explica.

Junto de Letícia, a irmã Larissa Laís Sehn, de 7 anos, também contraiu dengue, e teve sintomas como febre e falta de apetite. A mãe das meninas, Rosilene Inês Sehn, de 40 anos, comenta que as duas tiveram dengue no mesmo período. “Elas dormem no mesmo quarto e contraíram juntas. Então, procuramos atendimento para elas. Fomos muito bem recebidas e atendidas. Elas ganharam medicamentos e soro. Agora estão bem e não sentem nada”, destaca a mãe.

Preocupada com a saúde das filhas, orienta outros pais a cuidarem dos adolescentes e realizarem a imunização. “Quando chegaram as vacinas contra a dengue em Venâncio, a Letícia contraiu a doença, então não pude levar ela. Agora, vamos aguardar o período certo de 6 meses após e vamos aproveitar e levar ela para receber a vacina. É importante que outros pais levem o quanto antes seus filhos. Devemos aproveitar a chance enquanto têm doses para os adolescentes dessa idade”, reforça.

Além delas, Renídio também teve dengue no mês de fevereiro, mas se recuperou bem. “Fiquei muito preocupado, porque é uma doença que leva à morte. Tive dores nos músculos, sem vontade de comer, fiquei fraco, sem vontade de fazer nada, e também procurei atendimento. Graças a Deus agora estamos todos bem”, finaliza.

Vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

A Secretaria Municipal da Saúde segue com a vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. O objetivo do imunizante é reduzir as complicações e internações ligadas à doença. O público estimado para ser imunizado é de 5.945 mil crianças e adolescentes na faixa etária indicada, mas até o momento apenas 170 doses foram realizadas contra a dengue. A vacinação ocorre na Sala de Vacinas, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, e aos sábados das 8h às 12h.

Outras vacinas não devem ser aplicadas concomitantemente ao imunizante da dengue. Vale destacar que, para quem contraiu dengue poderá tomar a vacina, mas é necessário aguardar seis meses a partir do diagnóstico para iniciar o ciclo de imunização. As crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, munidos de documento com foto, caderneta de vacinação e cartão do SUS.

Óbitos pela doença

O município de Venâncio Aires registra dois óbitos pela doença. O último é de uma mulher, de 51 anos, que apresentava comorbidades, confirmado no mês de junho, e o primeiro foi de um homem, de 79 anos, morador da área urbana que tinha comorbidades e problema pulmonar, ocorrido no mês de maio. Todos os dados constam no Painel de Monitoramento da Dengue do Estado do Rio Grande do Sul (RS).

Boletim

Na atualização dos casos de dengue registrados na Semana Epidemiológica os dados mostram que são 2.279 casos positivos, 418 negativos e 11 em análise.

Acompanhamento

Os pacientes com diagnóstico de dengue devem fazer um acompanhamento a cada 48 horas nas unidades de saúde para verificação da quantidade de plaquetas e acompanhamento da evolução da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado