Distribuição de alimentos do PAA será retomada e tem inscrições para novos beneficiados

Depois de anunciar a conquista da retomada e ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos para Venâncio Aires, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social reuniu os organizadores do PAA no município para definir detalhes deste recomeço. Está previsto o aumento do repasse dos incentivos federais. De acordo com a secretária Claidir Kerkhoff, entre as definições do grupo está a abertura de inscrições para novas famílias interessadas, o que poderá ser feito a partir da próxima segunda, 27, na secretaria, das 8h às 17h.

Na Capital do Chimarrão, o PAA é desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Habitação e Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Rural, Cooprova (Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires) e Emater-RS/Ascar. A notícia da retomada dos repasses federais para o programa foi dada pela secretária Claidir, junto d a vice-prefeita Izaura Landim e a coordenadora da Central de Projetos, Deizimara Souza. O grupo esteve em Brasília, na semana passada em reunião com o Ministério da Cidadania, tratando do assunto. Além do retorno do auxílio anual aos produtores, de acordo com a coordenadora nacional do PAA, Mariana Carvalho, garantiu que o Governo Federal irá duplicar o valor para R$ 13 mil anuais a cada produtor.

O programa, além de fornecer alimentação a famílias carentes, também incentiva agricultores à diversificação em sua produção. Para se cadastrar ao recebimento dos alimentos é necessário ter cadastro do CadÚnico (Cadastro Único), o que deve ser feito na Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica na rua General Osório, nº 1430. A previsão é de que no início do mês de novembro, sejam retomadas as entregas de alimentos às cerca de 700 famílias contempladas. A distribuição é feita na sede da Cooprova, no Aceso Leopoldina, antigo prédio da escola Alfredo Scherer.

De acordo com a vice-presidente da Cooprova, Mônica Moraes, o anúncio era muito aguardado tanto pelos produtores como pelos beneficiados, já que o programa estava parado, desde a paralização dos repasses federais. “As entregas das doações inicia em julho e vai até novembro, mas no fim do ano, geralmente somos informados do valor do ano seguinte, nos organizamos e planejamos o próximo ano, o que não aconteceu em 2020”, explica a vice-presidente da Cooprova, Mônica Moraes. Cerca de 100 agricultores venâncio-airenses produzem para o programa no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado