O Briqueando.rs, um perfil que proporciona a venda de produtos na rede social Instagram, está desenvolvendo uma campanha em benefício da Liga Feminina da Combate ao Câncer e da Liga Jovem de Venâncio Aires. De cada produto comercializado, 20% do valor estão sendo destinados às entidades. Criada pelo publicitário venâncio-airense Ismael Pádua, a página já contabiliza quase 80 mil seguidores.
Em entrevista à reportagem, o responsável explicou que o perfil foi criado para um trabalho acadêmico de pós-graduação em Marketing Digital na Unisc, ainda em 2016. O objetivo foi conectar pessoas interessadas em vender e comprar produtos que possam ser reaproveitados, como peças de roupas. Segundo Ismael Pádua, a ação incentiva a sustentabilidade e também fomenta o empreendedorismo.
Após a criação do Briqueando.rs, em um primeiro momento, foram identificados alguns problemas relativos ao cálculo do frete, possibilidade de parcelamento, geração de boletos e até mesmo de pessoas com más intenções tentando vender produtos sem qualidade. Alguns ajustes foram necessários e, agora, a plataforma on-line de consumo consciente também firmou uma parceria com um estabelecimento físico para entrega das roupas colocadas à venda. Os interessados em vender podem preencher um formulário disponibilizado pelo Instagram e, depois, entregar os produtos na loja Vanusa Esportes de Venâncio, Lajeado e Santa Cruz. A partir disso, a equipe responsável retira os materiais, faz fotos e publica para comercialização.
Atualmente, a entidade beneficiada é a Liga de Combate ao Câncer de Venâncio. No entanto, Ismael Pádua ressalta que outras instituições ainda poderão vir a integrar o projeto e receber parte do lucro. O acesso ao Briqueando.rs pode ser feito clicando aqui.