Vereadores propõem criação de Frente Parlamentar de Desenvolvimento Rural

Com o objetivo de fomentar ações que visam melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares do município de Venâncio Aires, os vereadores Sandra Helena Wagner (PSB) e André Kauffmann (PTB) protocolaram nesta quarta-feira, 6, um projeto de resolução que prevê a criação de uma Comissão Especial denominada “Frente Parlamentar de Desenvolvimento Rural do Município de Venâncio Aires”, para o ano de 2021. 

Segundo eles, a medida visa ainda possibilitar uma maior proximidade com o Executivo, a fim de estreitar relações e como forma de participar ativamente do planejamento das ações de Desenvolvimento Rural do município, bem como, garantir que as mesmas sejam executadas. No documento os parlamentares citam algumas metas: 

– Manter as ações da “Semana de Valorização da Agricultura Familiar” conforme Lei Municipal nº 6.528, de 21 de fevereiro de 2020.  

– Manter um diálogo com o Poder Executivo e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, buscando a manutenção e o incremento de valores no Vale-Feira, conforme Lei Municipal nº 6.106, de 26 de abril de 2018 e Lei Municipal nº 6.141, de 04 de junho de 2018.  

– Garantir a realização da 2ª Agrofeira criada no ano de 2018, por ser de fundamental importância para divulgar o potencial da agricultura familiar do município.  

– Também visa uma proximidade com as Entidades representativas (Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural); com a EMATER (assistência técnica e extensão rural); com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER); com a Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (COOPROVA), assim elencando demandas e buscando soluções para suas possíveis necessidades.  

A Frente Parlamentar junto com o Poder Executivo, seria responsável por ampliar e criar novos recursos para a efetivação das políticas públicas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Além disso, teria a incumbência de buscar maior proximidade com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural para resoluções pertinentes a telefonia rural, energia elétrica e redes hídricas, demandas extremamente necessárias para o desenvolvimento sustentável do meio rural.  

Segundo a matéria, os vereadores que irão compor a Frente Parlamentar deverão ser indicados pelas bancadas, respeitando a proporcionalidade de cada uma.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado