Serviço Geológico do Brasil apresenta projeto de instalação de medição do nível do rio Taquari e busca apoio estratégico da Prefeitura

Equipes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estão trabalhando para instalar nova régua de medição do nível do rio Taquari, em Vila Mariante. O equipamento sofreu avarias durante a enchente histórica do mês de maio. Projeto para execução dos trabalhos está concluído. Nesta quarta-feira, 12, representantes da instituição, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, realizaram reunião com o prefeito Jarbas da Rosa com o objetivo de alinhar apoio estratégico da Prefeitura para eventual uso de maquinários.

O gerente de Hidrologia da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) Franco Buffon, durante entrevista à RVA, explicou que a estrutura de medição tinha cerca de seis metros e foi levada pela água. Agora, os sensores serão colocados em poste de concreto com mais de 10 metros: “Não se tinha nenhum registro como a enchente que aconteceu. Por esse motivo, o equipamento foi avariado. Estamos buscando todas as autorizações necessárias para dobrarmos a altura do poste”, explica o responsável pelos trabalhos na região Sul do país.

O serviço de medição no rio Taquari foi danificado no dia 11 de maio. A última medição no sistema do SGB, às 7h, aponta 10 metros e 14 centímetros. Após, os equipamentos foram levados pela água. A estação Porto Mariante está instalada no mesmo local há cerca de oito décadas, possibilitando dados seguros sobre a série histórica. Em 2019, foi acrescentada medição automática e eletrônica, integrada por sistema de satélite e que não precisa de energia elétrica para funcionamento. A medição é realizada a cada hora e encaminhada para uma Sala de Situação que acompanha os níveis dos rios, gera laudos e avisos sobre as condições hídricas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado