Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil iniciam trabalho para fortalecer Sistema de Alerta Hidrológico

Os profissionais devem percorrer pontos do rio Taquari e arroio Castelhano visando a instalação de estações de monitoramento hidrológico

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estiveram em Venâncio Aires nesta quarta-feira, 12, em reunião com o prefeito Jarbas da Rosa e o chefe da Defesa Civil, Luciano Teixeira, com o objetivo de entender as necessidades locais e fortalecer o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH). Os profissionais devem percorrer pontos do rio Taquari e arroio Castelhano visando a instalação de estações de monitoramento hidrológico (réguas de marcação) com definição de medidas oficiais de controle de volume de água nas diferentes regiões.

Além de analisar os processos hidrológicos que ocorreram nas cidades da região após as chuvas intensas e avaliar se existem outros locais com instabilidade geológica-geotécnica, com riscos de alagamentos, deslizamentos, quedas de blocos, rastejos, entre outros movimentos de massa, os técnicos se colocaram à disposição da Prefeitura para futuras parcerias para demarcação de zonas de risco, inundação, entre outros.

“Com esses estudos, damos continuidade ao trabalho que começamos na semana passada em atendimento às demandas municipais. A partir do registro e caracterização dos processos — com drones, fotografias e análises in loco – vamos elaborar relatórios para cada município analisado, com informações técnicas que podem embasar ações para prevenção, enfrentamento e resposta a desastres”, explica o pesquisador Douglas Cabral, coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial do SGB.

“Esse trabalho será muito importante para Venâncio, especialmente para estabelecermos as medidas oficiais, tanto do rio Taquari quanto do Arroio Castelhano em diferentes pontos. Tendo essas medidas, o planejamento diante dos alertas meteorológicos e também nosso tempo de resposta será muito mais eficiente”, justificou o prefeito Jarbas da Rosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado