Venâncio inaugura Centro Transitório Animal, em Linha Ponte Queimada

A infraestrutura do CT conta com seis canis, um gatil, maternidade canina, maternidade felina, áreas para animais silvestres, isolamento, áreas administrativas, almoxarifado, cozinha, higienização e ambulatório

Na tarde desta sexta-feira, 28, foi realizada a entrega oficial do Centro Transitório Animal. O espaço, que já opera há pelo menos um ano, está localizado na área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), em Linha Ponte Queimada, no interior do município e tem como objetivo servir como abrigo provisório para animais sem tutores que precisam de recuperação devido a lesões ou doenças e a espera por adoção.

O local também oferece suporte para cadelas sem lar que estão grávidas ou cuidando de filhotes. Após a recuperação, os animais serão encaminhados para adoção responsável. A assessora da Semma, Alessandra Ludwig, destacou em sua fala a necessidade da comunidade se desconectar com a ideia dos canis tradicionais, pois eles não existem mais. “Este é um espaço de acolhimento temporário para os cães comunitários que necessitam de cuidados, que precisam de reabilitação. Não vamos aceitar animais com tutores”, enfatiza.

A infraestrutura do CT conta com seis canis, um gatil, maternidade canina, maternidade felina, áreas para animais silvestres, isolamento, áreas administrativas, almoxarifado, cozinha, higienização e ambulatório. A capacidade do centro é de cerca de 50 cães, 20 gatos, 10 equinos e uma ala para animais silvestres até serem transferidos para os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Para o prefeito Jarbas da Rosa, esta inauguração representa uma evolução de uma sociedade preocupada com a causa animal. “Nós apostamos na nossa equipe, é um orgulho saber que temos pessoas e amam os animais”. A secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, também comemora esta evolução. “Hoje a gente fecha o ciclo, porque temos o atendimento, a parte de castrações, continuamos fazendo as fiscalizações, mas agora a gente tem para onde levar estes animais. Então, para mim hoje é um dia de relembrar, de lembrar tudo isso e de agradecer por essa evolução”, finaliza Gomes.

A obra foi realizada a partir de emenda parlamentar do deputado Heitor Schuch (PSB) no valor de R$ 378,4 mil e posteriormente, com o repasse de R$250 mil do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado