Secretaria do Meio Ambiente alerta sobre corte drástico ou excessivo dos galhos de árvores

Denúncias de podas irregulares ou solicitações de orientação para o manejo correto devem ser direcionadas à Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo telefone (51) 2183-0738 ou pelo WhatsApp (51) 99791-1840

O inverno é o período ideal para podas de limpeza e condução, isso porque a atividade vegetativa das plantas diminui, reduzindo o impacto dos cortes. No entanto, a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) alerta a população sobre os cuidados necessários ao realizar a poda de árvores.

A poda drástica ou excessiva de árvores públicas ou nativas em propriedades privadas, que prejudique significativamente o desenvolvimento natural das plantas, é uma infração ambiental, sujeita a notificação e autuação administrativa. De acordo com o Decreto Federal nº 6.514/08, Art. 56, a multa para quem realizar poda excessiva ou drástica pode variar de R$ 100,00 a R$ 1.000,00 por árvore.

A bióloga da Semma, Katiucia Rodrigues, explica que o objetivo da medida é conscientizar a população sobre a maneira correta de efetuar as podas. Qualquer pessoa pode realizar a poda, desde que siga os manejos recomendados. Rodrigues destaca que é proibido o uso de facão para o corte; deve-se usar serra ou motosserra. “A finalidade da poda é a limpeza, nunca o decepamento da planta. Isso é ilegal e acelera a morte da árvore. A poda na arborização pública deve ser feita apenas com condução adequada, removendo galhos que apresentem risco de queda ou que estejam próximos da fiação elétrica”, observa Rodrigues.

RECOLHIMENTO DE GALHOS

Para orientações sobre a poda de galhos, seja no pátio ou no passeio público, os moradores devem saber que os galhos resultantes das podas na arborização urbana são recolhidos pela equipe de Limpeza Urbana, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Para agilizar o recolhimento, os galhos devem ser depositados junto ao meio-fio, em frente à residência, separados de móveis ou outros tipos de resíduos, e não em terrenos baldios ou áreas verdes. O agendamento para as coletas pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (51) 2183-0250.

A equipe de fiscalização da Semma recebe denúncias e realiza vistorias para averiguar irregularidades. Denúncias de podas irregulares ou solicitações de orientação para o manejo correto devem ser direcionadas à Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo telefone (51) 2183-0738 ou pelo WhatsApp (51) 99791-1840.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado