Projeto Samuzinho desenvolverá atividades com estudantes neste ano

Além disso, os socorristas do Samu de Venâncio Aires efetuaram 2.708 atendimentos no ano passado

Em 2023, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência capacitou mais de 800 profissionais da área da educação do município. Em encontros nas escolas, foram repassadas orientações sobre a Lei Lucas. Ao longo deste ano, o objetivo é manter a aproximação com a comunidade e desenvolver o projeto Samuzinho, que promoverá atividades de forma lúdica com crianças. Será mantida a parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Em entrevista à RVA, a responsável técnica do Samu de Venâncio Aires, Patrícia Mello da Silveira, disse que a iniciativa tem a finalidade de conscientizar os alunos sobre a importância do serviço prestado pelo órgão à comunidade, além de orientações sobre primeiros socorros. “Vamos ensinar, através de um boneco, como acionar o serviço em caso de necessidade, formas de funcionamento e primeiros socorros”, explicou.

Atendimentos

No ano passado, os socorristas do Samu de Venâncio Aires efetuaram 2.708 atendimentos. Os casos clínicos lideraram os acionamentos, com 1.504 registros, representando 63% das ocorrências. Já os traumas, que incluem acidentes de trânsito e quedas, somam 891 acionamentos, resultando em 37% dos casos contabilizados. Foram, ainda, 222 transportes de pacientes, 198 atendimentos psiquiátricos e 103 constatações de óbito.

A gestão do Samu de Venâncio Aires é realizada pela Universidade do Vale do Taquari – Univates. São duas ambulâncias: uma, de suporte básico, e a UTI Móvel. Ao longo deste ano, também serão novamente realizadas atividades da Lei Lucas, com profissionais da educação, já que é necessário renovar a qualificação a cada período.

Ouça a entrevista completa com a responsável técnica do Samu de Venâncio Aires, enfermeira Patrícia Mello da Silveira:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado