Lar Novo Horizonte comemora 30 anos em Venâncio Aires

Esta semana é marcada pelos 30 anos do Lar Novo Horizonte. Com 33 profissionais atuando em diferentes áreas, a instituição criada em 19 de outubro de 1992, conta com 38 residentes de Venâncio Aires e região. Entre as histórias que se destacam no local, está a de Maria Cousuelo Falkembach, de 89 anos, que reside no Lar desde 2017.

A ligação da aposentada com a instituição é antiga. Consu, como é chamada pelos funcionários e amigos, foi uma das fundadoras, ao lado de seu marido, Nei Cabral Falkembach (já falecido), e outros voluntários, durante uma iniciativa do Lions Clube Venâncio Aires. Em entrevista à reportagem da RVA, ela relembrou o início das atividades. “Eu estava junto, nós cortamos a fita inaugural e todo mundo ficou faceiro. Nós tínhamos 22 avós, todas lúcidas, conversavam, estava bem. Muitas vezes, vim aqui com meu marido. Já fiz muitas galinhadas aqui”.

Consu ainda destacou que, ao longo dos anos, adaptações precisaram ser feitas, tanto no espaço, quanto na rotina de quem vive no local. “Mudou muito. As coisas eram muito mais baratas. Tínhamos tudo da comida, a mesa era cheia, mas tudo foi mudando. Naquele tempo não tinha nutricionistas, agora tem e precisamos seguir o plano alimentar, não pode ter tudo. Tudo é muito bom aqui, eu adoro estar aqui. Mas o que nunca mudou é que sempre foram aceitas pessoas de Venâncio e da região, não só daqui”, relembrou.

Todos os residentes do Lar contam com uma rotina estabelecida. Atividades de música, fisioterapia e exercícios são realizados semanalmente. Já no restante do dia, os idosos se dividem em grupos para aproveitar da maneira que preferirem. Além disso, grupos de voluntários e de escolas são recebidos para visitas. No entanto, é necessário fazer o agendamento.

Um dos momentos mais marcantes do Lar Novo Horizonte neste ano foi o recebimento de uma ambulância adaptada. Através de uma parceria entre a entidade e a Prefeitura, o veículo que está na clínica geriátrica desde fevereiro, teve investimentos de R$ 158.555. Para os próximos meses, a administração da casa projeta ainda a construção de um jardim para oferecer mais uma área de lazer para os residentes e seus familiares. Neste mês, a diretoria do local fará uma reunião para traçar as metas de 2023.

Aniversário

Inaugurado há 30 anos, em 19 de outubro de 1992, pelo Lions Clube Venâncio Aires, com auxílio da Prefeitura, o Lar Novo Horizonte abriga atualmente 38 residentes. A mais antiga da Casa chegou na instituição em 2005. Já a mais idosa, contém 101 anos. Alguns são naturais de Venâncio Aires, já outros, são de diferentes municípios do Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado