Aberta oficialmente a programação do Bicentenário da Imigração Alemã em Venâncio Aires

A solenidade de lançamento ocorreu na tarde deste sábado, 13, nas dependências do Museu de Venâncio Aires

O ano de 2024 é o ano do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Em Venâncio Aires, a abertura dos festejos dos 200 anos da Imigração Alemã, ocorreu na tarde deste sábado, 13, nas dependências do Edifício Storck, prédio que abriga o Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, o Museu.

Em entrevista à RVA, o presidente estadual da Comissão Organizadora do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, falou sobre a importância do evento para a valorização da cultura germânica. “Nós estamos muito felizes com a adesão de Venâncio Aires, uma cidade importantissíma no Rio Grande do Sul e a presença germânica aqui é muito forte e que foi se integrando ao longo das décadas com outros grupos étnicos gaúchos e fazendo isso de uma maneira muito bonita. Muitos pensam que quando se fala da imigração alemã está se falando em uma coisa só homogênea mas não. Havia uma riqueza muito grande desses grupos que vieram e isso tudo é muito legal porque é algo vivo, a população representa o legado desses imigrantes. A pauta do bicentenário é uma pauta genuína, que as comunidades, entidades e cidades estão vibrando com ela, então isso é muito legal”, destacou Gessinger.

Também esteve prestigiando a abertura oficial da programação do Bicentenário da Imigração Alemã em Venâncio Aires, o Cônsul-geral Alemão, Marc Bogdahnn, que ressaltou a importância do momento e a dedicação da comunidade venâncio-airense e no Estado do Rio Grande do Sul. “Um momento muito importante e estou impressionado com a dedicação da população de Venâncio Aires em celebrar esse evento”, disse.

A abertura da programação contou ainda, com exposição voltada para a história dos imigrantes alemães em Venâncio Aires, que conforme o presidente do Museu, Cristiano Pilz, deve permanecer exposta por cerca de três meses.

Outro momento que integrou a abertura dos festejos do Bicentenário da Imigração Alemã, em Venâncio Aires, foi uma palestra com o genealogista, Décio Aloisio Schauren, retratando a história dos imigrantes boêmios no município.

A abertura oficial da programação dos festejos do Bicententário da Imigração Alemã em Venâncio Aires, ocorreu neste sábado, 13, com solenidade de abertura e com a presença de autoridades municipais e estaduais, nas dependências do Museu. Até o final de 2024, estão previstos mais de 120 eventos em todo o Estado – a expectativa é que mais de 100 municípios participem das festividades.

Presidente Estadual da Comissão Organizadora do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger. Foto: Brenda Daniela / RVA
Cônsul-geral Alemão, Marc Bogdahnn. Foto: Brenda Daniela / RVA
Presidente do Nucva/ Museu, Cristiano Pilz. Foto: Brenda Daniela / RVA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado