Câmara aprova contratação de novo médico e projeto de proteção às mulheres na gravidez

Entre os projetos aprovados na sessão desta segunda-feira, 30, da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, estão dois do Executivo que envolvem contratações. Um deles, na área da saúde, prevê a contratação, em caráter emergencial, de um médico de Atenção Básica, com carga horária semanal de 20 horas, pelo período de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. O outro, autoriza a prorrogar as contratações temporárias de Eletricista.

Já de autoria do Legislativo, um projeto dispõe sobre medidas de informação e proteção às mulheres na gravidez, parto, abortamento e puerpério. A iniciativa é de autoria conjunta dos vereadores Sandra Helena Wagner (PSB), André Puthin (MDB) e Luciana Scheibler (PDT). O objetivo é garantir um parto seguro, com respeito aos direitos e integridade da mulher, desde o pré-natal até o puerpério, na rede de assistência à saúde, em termos de gestão, estrutura, acesso, acolhimento e atendimento.

Também do Legislativo, de autoria do vereador Benildo Soares (Republicanos), aprovado projeto que denomina de UBS Wilson da Silva Puthin a Unidade Básica de Saúde do bairro Cruzeiro. Falecido no ano passado, o ex-vereador também presidiu inúmeras entidades e, conforme a matéria, foi um dos primeiros vereadores da época a solicitar a construção de uma unidade de saúde para atendimento dos bairros Brígida, Cruzeiro e Centro, inclusive buscando emendas parlamentares para tal finalidade. O projeto foi aprovado por todos os vereadores e deixou bastante emocionado o filho de Wilson, vereador André Puthin (MDB).

Entre os requerimentos votados na sessão, um deles prestou homenagem à Assespe, de Linha Grão-Pará. Integrantes da diretoria da Associação Esportiva São Pedro, que completou 35 anos de atividades, acompanharam a votação e se manifestaram agradecendo.

A Tribuna Livre também foi utilizada por representantes da comissão emancipacionista de Vila Palanque, que realiza baile no fim de semana; e pela organização da Festa Municipal do Colono, que promove a escolha da Garota Teuto-brasileira no sábado, em Linha Cecília.

Outra fala na tribuna foi da Associação Pró Autismo Esperança Azul. A presidente Carin Fett ressaltou dificuldades enfrentadas pelo grupo para atendimento às famílias. Uma das solicitações da associação é um espaço adequado para os serviços que são oferecidos a crianças com espectro autista.

Coleta de assinaturas para PL de iniciativa popular

No período das comunicações, o vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), destacou o lançamento, que ocorre nesta terça-feira, 31, de listas de coleta de assinaturas para Projeto de Lei de iniciativa popular que altera resolução de Plenário sobre a forma de pagamento de despesas no Legislativo. O objetivo é passar da modalidade de concessão de diárias para a modalidade de ressarcimento.

A organização das listas é do Comitê Sindical de Venâncio Aires, formado pelos Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos, do Calçado e Vestuário, dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo, Alimentação e afins, dos Servidores Públicos e Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz e Região.

O lançamento será realizado na sede do Sindicato da Alimentação de Venâncio Aires, situado a Rua Coronel Agra, nº 1,682, no Centro, às 14h desta terça.

- Advertisement -
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado