Câmara aprova projeto que determina treinamento sobre a Manobra de Heimlich para pais de recém-nascidos em Venâncio Aires

Na sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires desta segunda-feira, 07, foi aprovado um projeto do Poder Legislativo que busca ajudar pais e responsáveis de bebês recém-nascidos. De autoria do vereador André Puthin (MDB), a iniciativa determina que o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) ofereça treinamentos sobre a Manobra de Heimlich.

Trata-se de uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência voltados para situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. “A sufocação ou obstrução das vias aéreas é a primeira causa de morte acidental de bebês até um ano de idade. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2018, 791 crianças de até 14 anos morreram vítimas de sufocação. Desse total, 600 tinham menos de um ano de idade”, destaca trecho do projeto.

A manobra é um procedimento a ser feito nos casos em que a criança está inconsciente. Ela consiste na compressão abdominal capaz de desobstruir as vias aéreas do bebê pela descompressão do diafragma, órgão responsável por regular a entrada e a saída de ar do corpo humano. Assim, a morte do recém-nascido pode ser evitada através de medidas preventivas simples, através da orientação e treinamento dos pais ou responsáveis, que nem sempre ão conhecedores do procedimento.

O treinamento, individual ou em grupo, que deverá ser oferecido pelos estabelecimentos de saúde terá caráter orientativo, objetivando a prevenção de danos com a aplicação precoce da técnica de primeiros socorros. O hospital e maternidade deverão afixar nos locais destinados às gestantes, bem como nos berçários e sala de espera, cartazes informativos sobre a aplicação da Manobra de Heimlich em bebês, bem como de que o estabelecimento oferece o treinamento.

Demais projetos

Outro projeto de autoria do Legislativo aprovado, proposto pela Mesa Diretora, autoriza a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires a vincular-se à Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), regulamentando o pagamento de respectivas anuidades e outras providências.

Já de autoria do Poder Executivo, aprovados projetos que preveem contratações temporárias na Prefeitura. São duas vagas de assistente contábil e uma de técnico administrativo.

Tribuna Livre

A sessão também contou com uso da Tribuna Livre por um grupo que fez uma mobilização no Plenário Vicente Schuck contra o passaporte sanitário contra a covid-19. Chico Rech e Camila Gomes falaram em nome dos manifestantes, relatando os motivos pelos quais acreditam que não deva ocorrer a exigência de vacinas para ingresso em locais públicos.

Após a fala dos dois, o presidente do Legislativo Benildo Soares (Republicanos) destacou que também é contra o passaporte e que, inclusive, orientou familiares a não vacinarem crianças contra a covid-19.

Novos vereadores da Casa

Na sessão, também houve posse de dois novos suplentes, que assumiram cadeiras na Câmara no lugar de vereadores licenciados. Jairo Bencke (PSB) entrou no lugar de Elígio Weschenfelder; e Elstor Hackenhaar (PTB), no lugar de Diego Wolschick.

O vereador Ezequiel Stahl (PTB), que estava de licença para realização de um curso para atuação na Susepe, também retornou ao Legislativo.

Sessão solene

Nesta terça-feira, 8 de março, a Câmara de Vereadores realiza uma sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Haverá entrega do Troféu Câmara Destaque com o Prêmio Mulher Empreendedora. Serão homenageadas as seguintes mulheres:

– Thiele Rosa Ardaves – indicada pelo Republicanos, proprietária da The Rith Lancheria;
– Melise de Almeida – indicada pelo PDT, proprietária da Roma Personalizados;
– Maristela Cetolin – indicada pelo PSB, proprietária da Sercon Contabilidade;
– Adriana Fernandes – indicada pelo PSD, proprietária da Floricultura Flores e Cores;
– Fabiane Canabarro – indicada pelo PSL, proprietária do Salão de Beleza Fabiane;
– Fernanda Santos – indicada pelo PTB, proprietária da Ottimiza Contabilidade;
– Vivian Roesch – indicada pelo MDB, proprietária da Viva Consultoria.
 
Estão programadas para a noite apresentações culturais, e ainda, a entrega de diplomas de honra ao mérito a quatro empresas venâncio-airenses: Dimac Materiais de Construção, Tornearia Becker, Arly Bikes e ALM Engenharia.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado