Câmara cria prêmio Mérito Empresarial Odilo Paulo Wachholz

Entre os projetos que foram aprovados na sessão da Câmara de Vereadores Venâncio Aires nesta segunda-feira, 22, está um de autoria do vereador Tiago Quintana, do PDT, que institui o Prêmio Mérito Empresarial Odilo Paulo Wachholz”. A homenagem é feita na semana em que se completa um ano da morte do empresário, que morreu em 24 de junho de 2019 e foi um importante líder comunitário da Capital do Chimarrão.

O prêmio será conferido a empresas que tenham prestado relevantes serviços para o desenvolvimento empresarial do município. Serão agraciadas até duas empresas por ano, representadas por indicações da Câmara, durante o período de comemorações do aniversário do município e na Semana Municipal do Empreendedor.

Outras matérias

Outro projeto aprovado, de autoria da vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira, do PDT, cria uma comissão especial para acompanhar a aplicação dos recursos vindos dos governos estadual e federal, que deverão ser utilizados exclusivamente em ações de combate ao coronavírus.

Entre as moções votadas, estão duas de apelo que serão encaminhadas à EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), solicitando melhorias nas RSCs 453 e 287. Uma Moção é de autoria dos vereadores do MDB, Gilberto dos Santos e Izaura Landim, e apela para que seja realizado um estudo de viabilidade de instalação de tachões ao longo da pista e reforçada a pintura das sinalizações asfálticas na 287. A outra moção, do vereador André Puthin, também do MDB, pede que seja realizada instalação de tachões ao longo da pista na 453.

Período das comunicações

Já no período das comunicações, destaque para uma fala de Ciro Fernandes, do PDT, que fez críticas ao secretário municipal de Saúde Ramon Schwengber. O vereador teria ficado descontente com a reposta de um pedido de informações feito por ele. Segundo Fernandes, Schwengber teria utilizado a palavra “óbvio” em uma reposta, o que o vereador interpretou como um ato de “arrogância”. O parlamentar disse que vai dar “conselhos” ao secretário.

Energia Solar no Legislativo

Também durante as comunicações, a presidente da Câmara, Helena da Rosa, do MDB, anunciou que o prédio do Legislativo vai receber sistema de energia solar. Devem ser instaladas placas de energia fotovoltaica, visando à economia nas contas de energia elétrica.

Título de Cidadão de Venâncio Aires a deputados

Um outro assunto que foi levantado nesta segunda, mas ainda na reunião informal que os vereadores têm antes da sessão, foi sobre concessão do título de Cidadão de Venâncio Aires a deputados. Já tramitava na Câmara um projeto de Eduardo Kappel, do PL, para conceder a honraria ao deputado Giovane Cherini. Da mesma forma, Sandra Wagner e Adelânio Ruppenthal, do PSB, tinham expectativa de dar o título a Heitor Shuch.

O objetivo seria homenagear deputados que tem relação com o município e costumam encaminhar emendas. Alguns parlamentares, no entanto, entenderam que não seria conveniente considerar os deputados cidadãos de Venâncio, mas outras formas de homenagens poderiam ser concedidas. Com isso, foi sugerido que seja estudado um outro tipo de título que os vereadores poderão conceder a políticos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é morto a tiros no bairro Gressler

Caso aconteceu por volta das 21h30, no cruzamento das ruas Silveira Martins e Marechal Floriano

Prefeito Giovane Wickert aumenta medidas de restrição após piora nos indicadores

"Nosso índice chegou a 1,46 e falou apenas 0,04 para entrar na bandeira vermelha", disse o prefeito Giovane Wickert

Região de Venâncio Aires se mantém na bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado

Capital do Chimarrão e as cidades da região permanecem com mesmo protocolo no período entre 07 e 13 de julho

Prefeitura define contemplados com o programa “Biodigestores nas Escolas”

Responsáveis devem iniciar a instalação nos educandários na próxima semana
error: Recurso desabilitado