Campanha reforça importância do descarte correto de resíduos de saúde

Um encontro entre membros das secretarias municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente; do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales e da Usina de Reciclagem de Resíduos de Venâncio Aires tratou da necessidade de reforçar orientações à população para o descarte correto de resíduos oriundos da saúde, que são perigosos para o meio ambiente e os seres vivos.

Em Venâncio, a Usina de Reciclagem tem acompanhado um aumento do descarte incorreto de medicamentos, máscaras e até seringas usadas no lixo doméstico.
Liderado pela vice-prefeita Izaura Landim, o grupo destacou a necessidade de retomada das orientações à população, que pode fazer esse descarte junto às Unidades de Saúde. “Com a pandemia, sabemos que cresceu muito a automedicação e mesmo a medicação com injetáveis em casa. É nosso dever orientar para o descarte correto desses materiais e até mesmo destinar um local visível em nossa rede. É preciso orientar a população e também nossos servidores a cobrarem esse retorno do resíduo de saúde”, ressaltou a vice-prefeita.

Medicamentos vencidos ou em desuso, seringas de injeção ou insulina, gases de curativos, máscaras faciais ou todo tipo de lixo proveniente do atendimento a pacientes ou de estabelecimento de saúde devem ser alocados em sacos plásticos de cor branca, identificados e encaminhados a uma Unidade de Saúde ou junto ao Cadi, no Posto de Saúde Central.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado