Campanha reforça importância do descarte correto de resíduos de saúde

Um encontro entre membros das secretarias municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente; do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales e da Usina de Reciclagem de Resíduos de Venâncio Aires tratou da necessidade de reforçar orientações à população para o descarte correto de resíduos oriundos da saúde, que são perigosos para o meio ambiente e os seres vivos.

Em Venâncio, a Usina de Reciclagem tem acompanhado um aumento do descarte incorreto de medicamentos, máscaras e até seringas usadas no lixo doméstico.
Liderado pela vice-prefeita Izaura Landim, o grupo destacou a necessidade de retomada das orientações à população, que pode fazer esse descarte junto às Unidades de Saúde. “Com a pandemia, sabemos que cresceu muito a automedicação e mesmo a medicação com injetáveis em casa. É nosso dever orientar para o descarte correto desses materiais e até mesmo destinar um local visível em nossa rede. É preciso orientar a população e também nossos servidores a cobrarem esse retorno do resíduo de saúde”, ressaltou a vice-prefeita.

Medicamentos vencidos ou em desuso, seringas de injeção ou insulina, gases de curativos, máscaras faciais ou todo tipo de lixo proveniente do atendimento a pacientes ou de estabelecimento de saúde devem ser alocados em sacos plásticos de cor branca, identificados e encaminhados a uma Unidade de Saúde ou junto ao Cadi, no Posto de Saúde Central.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado