Com aumento de casos de dengue e síndromes respiratórias, HSSM alcança 80% de lotação

A administração do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, acompanha o crescimento de internações nos últimos dias. Além do aumento dos casos de dengue, síndromes respiratórias também lideram atendimentos. Nesta terça-feira, 23, a casa de saúde estava com 80% de lotação.

Conforme o administrador do hospital, Luís Fernando Siqueira, diversos fatores impactam na superlotação das alas de internação. Um dos exemplos citados pelo gestor, são pacientes do Estado que estão internados aguardando por procedimento cardíaco. O Hospital Santa Cruz (HSC), mantido como referência na região, está com o equipamento de hemodinâmica estragado. Assim, os atendimentos são realizados em Passo Fundo. São mais de quatro pacientes aguardando pelo procedimento.

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulta, que possui dez leitos, está com oito pacientes internados. Siqueira afirmou que as alas destinadas para internações clínicas, unidade para pacientes privados e Pronto Atendimento estão operando em lotação máxima. “As pessoas podem falar que tem 20% sobrando. Mas isso envolve todos os setores – a maternidade tem 15 leitos e seis estão ocupados. E eu não posso colocar alguém da emergência para ser atendido ali, pois são outras características”, disse.

Plantão pediátrico

O administrador da casa de saúde de Venâncio Aires ainda observa grande número de atendimentos no plantão pediátrico. Com atendimentos que iniciam às 19h, Siqueira afirmou que a chegada de pacientes, em alguns dias, inicia cerca duas horas antes, às 17h. No mês de março, foi ultrapassado o recorde de 700 atendimentos. “Ou seja, sem chegar no rigor do inverno já batemos esse número”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado