Confira detalhes sobre datas e orientações para volta às aulas presenciais em Venâncio Aires

Na Capital do Chimarrão, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) já recebem alguns alunos nesta quinta-feira, 29. Enquanto isso, demais níveis de educação no município e nas escolas estaduais preparam o retorno das aulas presenciais para os próximos dias. Confira abaixo alguns detalhes sobre essa retomada.

ESCOLAS MUNICIPAIS DE VENÂNCIO AIRES

Emeis – Escolas Municipais de Educação Infantil:

A primeira etapa de retorno às escolas em Venâncio envolve a Educação Infantil. Já nesta quinta-feira, 29, 12 Emeis começaram a receber os alunos no ensino híbrido, com 50% da capacidade em cada turma. As equipes diretivas informam os pais sobre as datas de retorno de cada grupo. São 1.800 crianças matriculadas nas escolas locais.

Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental:

Os 3.600 estudantes do Ensino Fundamental de Venâncio Aires voltam às escolas municipais a partir da semana que vem. O retorno do 1º ao 9º ano está previsto para ocorrer no dia 6 de maio, próxima quinta-feira. Segundo a Secretaria de Educação, cada escola volta conforme sua capacidade, respeitando o distanciamento entre alunos nas salas de aula e no transporte escolar.

ESCOLAS ESTADUAIS

Na rede pública estadual, a Secretaria de Educação também informa que as aulas serão no modelo híbrido. Os estudantes terão aulas presenciais nas escolas e ainda vão realizar atividades de forma remota. A carga horária diária para o Ensino Fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No Ensino Médio, deverá haver três horas presenciais e duas horas remotas por dia.

O calendário de retorno das aulas presenciais das escolas do Estado será gradual e escalonado, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração, começando pela Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, seguindo após com os demais níveis e turmas.

Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede estadual:

Na segunda-feira, dia 3 de maio, poderão retornar às aulas, estudantes das escolas estaduais que estiverem matriculados na Educação Infantil e em 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Isso vai ocorrer de forma escalonada e conforme orientação de cada educandário.

3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede estadual:

Na próxima quarta-feira, dia 5, retornam os alunos que estão no 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual:

Na sexta-feira, dia 7, os anos finais do Ensino Fundamental, de 6º ao 9º ano, poderão retornar às aulas presenciais.

Ensino Médio:

A previsão de retomada das aulas presenciais para o Ensino Médio do Rio Grande do Sul ficou para os dias 10 e 12 de maio. O 1º ano do Ensino Médio poderá voltar no dia 10. Os 2º e 3º anos do Ensino Médio retornam no dia 12/05.

Equipes escolares já retornam e podem esclarecer dúvidas

Como as escolas não vão receber todos os alunos em um mesmo momento, escalonando as turmas, a orientação é que, em caso de dúvidas, as famílias entrem em contato com os próprios educandários. Questões relacionadas ao transporte escolar ainda estão sendo definidas e serão anunciadas, podendo também ser esclarecidas com as equipes diretivas e professores.

Retorno facultativo

É importante lembrar que o retorno às aulas presenciais, segundo os governos estadual e municipal, não é obrigatório. Pais que não se sentirem à vontade em mandar os filhos às escolas, têm o direito de permanecer realizando as atividades de forma virtual em casa.

A recomendação da própria secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, é que ocorra o retorno às escolas apenas de alunos que realmente queiram e estejam necessitando. Aqueles que puderem continuar realizando as aulas a distância, podem assim permanecer. O objetivo é evitar que as instituições fiquem com qualquer tipo de aglomeração, mesmo que observados todos os limites e protocolos de segurança.

Na rede municipal a orientação é a mesma. Segundo o secretário Emerson Eloi Henrique, os pais ou responsáveis que preferirem manter as crianças em casa, têm essa opção.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado