Divulgação de listas pejorativas na região traz alerta para responsabilização na internet

A divulgação de listas com designações ofensivas em Candelária alerta para a responsabilização nos conteúdos compartilhados nas redes sociais. O município, conhecido pela quantidade de fósseis e a cerca de 66 quilômetros de Venâncio Aires, ganhou destaque em todo Rio Grande do Sul depois que mensagens com a descrição dos mais “chatos”, “velhacos” e “cornos” foram divulgadas nas plataformas digitais.

O delegado Vinícius Lourenço de Assunção orientou que as pessoas tenham cuidado na utilização das redes sociais. Independentemente de ser praticado na internet ou fora dela, o crime será investigado. “É engano daquela pessoa que acha que não pode ser responsabilizada. No momento em que ela está fazendo qualquer propalação de mentira ou alguma ameaça, está documentando e fazendo uma prova do crime que vai ser investigado”, atentou.

Além do registro na Polícia Civil, que pode fazer ser feito através da Delegacia On-line, o ofendido pode buscar um advogado ou a Defensoria Pública. O delegado esclareceu que quem for vítima da prática pode receber uma indenização por danos morais. “Não tem só a responsabilidade criminal, mas essa pessoa também está sujeita a uma responsabilização civil e, muitas vezes, as indenizações são pesadas pra quem comete esse tipo de delito”, pontuou.

É comum, em investigações criminais que envolvem crimes virtuais, os policiais se deslocarem até as residências em busca de periféricos, telefones celulares e computadores. Os equipamentos são meios de prova, assim como o rastreamento pelo IP – número identificador quando está conectado à rede. “Uma investigação demanda bastante tempo, mas pode sair bastante frutífera”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado