Doações do Imposto de Renda podem beneficiar entidades venâncio-airenses

Através da campanha ‘Imposto do Bem', a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social intensifica intensifica a divulgação da possibilidade de doação de parte dos valores devidos na declaração, a entidades

Escolher entre destinar a entidades assistenciais ou pagar na totalidade ao Governo Federal, os valores do Imposto de Renda é assunto que volta à tona nesta época do ano. Nesta semana, foram divulgados os prazos para declaração do imposto, período que inicia no próximo dia 15 e vai até 31 de maio. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social intensifica a campanha denominada ‘Imposto do Bem’, que visa divulgar a possibilidade de doação de parte dos valores devidos na declaração a entidades, através dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (Comdica) e Conselho Municipal do Idoso.

Conforme o secretário, Ricardo Landim, o repasse acontece através dos conselhos, sendo que não há mais a possibilidade de fazer o repasse diretamente às entidades. “É importante a comunidade lembrar o quanto nossas entidades assistenciais são atuantes e corretas na aplicação dos recursos que recebem. No ano passado, por exemplo, a Apae instalou na pracinha da entidade, brinquedos adaptados para crianças com deficiência. A Paresp promoveu cursos de informática para mais de 80 crianças em vulnerabilidade social e na Casa de Acolhimento foi possível realizar obras de revitalização e melhorias para atender as crianças em situação de risco”, exemplifica Landim, lembrando que, no atendimento a idosos, foi possível promover uma série de oficinas e atividade de integração, como hidroginástica e pilates, além do encontro que reuniu mais de 800 idosos durante uma programação especial para a terceira idade, além de compra de ambulância e construção de área de recreação no Lar Novo Horizonte.

A contadora Aline Gauer, delegada do Conselho Regional de Contabilidade, parceira na divulgação da campanha, destaca que a possibilidade de doação vale para a declaração completa. Segundo ela, é possível doar até 6% do valor devido. “É possível fazer a destinação dos valores aos conselhos que envolvem crianças, adolescentes e idosos. São dois momentos que esse repasse pode ser feito: no ato da declaração do imposto ou ainda ao longo do ano, desde que seja emitido recibo da doação com o CNPJ do conselho. A doação feita fora do prazo poderá ser deduzida do Imposto do ano seguinte”, explica ela.

As doações do imposto de renda são destinadas a entidades a partir da apresentação e aprovação de projetos aos conselhos municipais. A intenção, conforme o secretário e a delegada regional é mobilizar também os contadores para que motivem os clientes a fazer as doações.

  • As entidades aptas a receber recursos financeiros através do Comdica, são:
    – Paresp (ONG Parceiros da Esperança);
    – Comitê de Cidadania Contra a Fome, Miséria e pela Vida de Venâncio Aires;
    – CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola);
    – Universidade de Santa Cruz do Sul câmpus Venâncio Aires;
    – e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
  • Já através do Conselho do Idoso, são as entidades:
    – Lar Novo Horizonte;
    – e o Sesc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado