Enfermeira destaca importância do respeito às vontades de gestantes e dos esclarecimentos durante o parto

O Hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, oferece diferentes serviços que visam dar mais conforto à mulher durante o trabalho de parto e nascimento dos bebês. Com diferentes salas, possibilidade de exercícios, banhos relaxantes e contato com familiares, as mulheres são auxiliadas por profissionais de saúde, e também podem solicitar a presença de uma doula na preparação. O objetivo é possibilitar o conceito de Parto Humanizado.

Falando sobre o trabalho em entrevista à Rádio Venâncio Aires, a enfermeira do Hospital São Sebastião, Gabrielle de Bem, que também atua como doula, relatou que, durante a gravidez, a mulher já pode preparar um plano de parto. O documento é elaborado junto do médico obstetra, no qual a mulher destaca desejos e os cuidados que ela quer receber, tanto no momento do parto, quanto no pós-parto imediato. “Como doula eu indico os planos de parto, eles estão aí para serem feitos. Eu acho ótimo, tudo fica combinado com a obstetra. É sobre isso, saber jogar as informações e os intendimentos. O que acontece hoje com muitas gestantes é a falta de informação”, ressaltou.

A enfermeira Gabrielle de Bem comenta sobre situações que se caracterizam como violência obstétrica e destaca importância do respeito às vontades da gestante e do esclarecimento de todos os procedimentos que são realizados durante o parto. “A violência obstétrica não é muito falada. A violência obstétrica é tudo que é feito sem a mulher saber. São xingamentos, ofensas. Hoje me dia explicar o procedimento para a mulher é demonstrar que tu está contra essa violência. Violentar uma mulher não é simplesmente agredir de forma física, mas sim psicológica. Isso é o que mais prejudica ela no pós pato e na amamentação”, complementa.

A enfermeira Gabrielle de Bem, também é doula e consultora de amamentação. Ainda de acordo com ela, existem três tipos de parto, sendo o normal, o natural e a cesárea. O parto normal é aquele feito com intervenções médicas durante o processo, como a episiotomia e a analgesia. Já o parto natural acontece sem nenhuma intervenção. Ambos se dão através do canal vaginal, diferente da cesárea, que é uma cirurgia de médio a grande porte, indicada pelos médicos em casos como de emergência, quando há riscos para a mulher e para o bebê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado