Leite aumenta para o consumidor, mas produtor rural segue com baixa lucratividade e altos custos de produção

Instabilidades climáticas e altos custos de produção têm representado grandes dificuldades para produtores rurais. No caso da cadeia leiteira, a disparada dos preços para o consumidor final chama atenção nos supermercados, mas nas propriedades a situação também é delicada. Nesta semana, a Rádio Venâncio Aires entrevistou o produtor de leite Lauri Schwendler, de Linha Arroio Grande, no interior de Venâncio Aires, que relatou a situação de muitos trabalhadores.

Schwendler atua com a produção de leite desde 1997 e precisou reduzir o número de animais da propriedade. Apesar de já ter chegado a cerca de 40 vacas, atualmente trabalha com 32, que produzem, cada uma, em torno de 25 litros de leite por dia. “Nós tínhamos ideia de ampliar. Minha filha, que está tocando a produção, queria chegar a um plantel de 45 vacas. Mas, como estava muito complicado, tivemos que dar um jeito de ajustar as contas e reduzir algumas vacas”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Número de produtores de leite diminui para menos da metade em Venâncio Aires

No próximo mês, o produtor de leite deve receber cerca de 3 reais por litro. Ainda assim, o valor não é compatível com os investimentos necessários e os sucessivos aumentos no custo de produção, já que uma das maiores dificuldades para o agricultor é o preço dos insumos, o que acaba diminuindo de forma significativa a lucratividade da produção. “Para nós, aumentou um pouco hoje (o lucro). Mas tá difícil. Os preços subiram demais. A 3 reais, é possível manter ainda, mas o investimento é muito grande”, ressalta.

Clique aqui e confira a entrevista completa com o produtor de leite Lauri Schwendler, ao comunicador João Paulo Heck, no programa Venâncio Entrevista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado