Mais de mil e setecentas famílias já têm perdas irreversíveis com a estiagem

Um relatório técnico entregue pela Emater-RS/Ascar ao prefeito Jarbas da Rosa, na manhã desta terça-feira, 21, apresenta demonstrativos de perdas na agricultura por conta dos baixos índices de chuva nos últimos meses. Conforme a apuração parcial, com base nos dados de 1º de novembro a 20 de dezembro deste ano, são quase R$ 40 milhões de prejuízo na produção rural, atingindo diretamente mil e setecentas famílias . “Considerando que essas perdas já são consideradas irreversíveis e que os números podem aumentar se confirmada a previsão de um verão muito seco, corremos o risco de grandes perdas para o município”, destaca o chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin.

De acordo com o demonstrativo dos prejuízos proporcionais a área plantada no município, a cultura mais prejudicada pela falta de chuva é a soja, que já aponta 70% de perdas. Em seguida, com 50% vem a produção de moranga e melancia, seguidas de perdas nas lavouras de milho (safra, safrinha e silagem), feijão, tabaco, fruticultura no geral, além de bovinos de corte e de leite.

O demonstrativo da Emater se soma aos atendimentos diários que o município tem feito para levar água para consumo humano a mais de 100 famílias do interior do município. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos, quase 50 mil litros de água são levados pela Prefeitura diariamente a diversas localidades do interior. Os levantamentos técnicos da Emater e da Administração Municipal devem embasar o decreto de emergência ainda nesta semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado