Mais de 75% dos alimentos oferecidos na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino são oriundos da agricultura familiar de Venâncio Aires

Uma parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires e a Cooprova garante o alto índice de aquisição

Nesta semana, cerca de cinco mil alunos distribuídos em 33 escolas da Rede Municipal de Ensino retornaram às atividades. Ainda na semana passada, cerca de mil profissionais participaram dos Fóruns Nacional e Internacional de Educação. Além de professores, os agentes escolares e serventes também tiveram um momento de capacitação promovido pelo setor de nutrição da Secretaria da Educação. Um dos grandes diferenciais da alimentação e merenda escolar, é a parceria com a Cooprova, que garante que cerca de 75% dos produtos sejam comprados da agricultura familiar da Capital do Chimarrão.

Em entrevista à RVA, o secretário da educação, Émerson Elói Henrique falou sobre índices referentes a aquisição dos produtos de Venâncio Aires. “Nós temos a satisfação de mostrar que em 2021 chegamos a 66% de compra da agricultura familiar. Nós estamos falando de mais de R$500 mil investidos nos produtores daqui. Já no ano passado foram mais de 76%. Nós estamos falando de recursos, mas também de produtores produzidos aqui, com qualidade”, destacou.

O secretário ainda explicou que o início da venda de arroz e feijão pela Cooprova, aumentou o percentual de aquisição. “Antigamente era mais legumes e frutas, mas agora com a produção de arroz e feijão na Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires, aumentou a aquisição. Eles disponibilizam alimentos bem diversificados. Apesar de termos fornecedores daqui, compramos de fora também, mas em uma escala bem menor”, completa Émerson Elói Henrique.

Uma lei federal determina que no mínimo 30% dos recursos recebidos do governo para a merenda sejam usados pelos estados e municípios na compra de alimentos da agricultura familiar. A Administração Municipal de Venâncio Aires comemora os índices, já que na Capital do Chimarrão, o número mais do que duplica. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado