Motoristas acima de 60 anos podem encaminhar credencial de estacionamento pela internet

29 credenciais já foram emitidas de forma on-line

Em Venâncio Aires, a Prefeitura amplia a possibilidade para a solicitação de credencial de estacionamento para pessoas acima de 60 anos, em vagas especialmente dedicadas a idosos. Conforme o chefe do Departamento de Trânsito, Leandro Glier, o pedido também pode ser feito pela internet, através do Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O encaminhamento libera o benefício a motoristas que possuam carteira de habilitação ativa e conta nível prata ou ouro na Plataforma Gov.br, válido para todas as áreas com exclusividade de estacionamento para idosos.

De acordo com Glier, a inovação é uma forma de desburocratizar o acesso ao benefício e possibilita que o usuário não tenha que se deslocar a um atendimento presencial. “Até agora a credencial vinha sendo feita junto a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o que vai se manter, porém oferecendo também esse serviço pela internet para que o usuário possa fazer de casa”, destaca ele.

Além do critério da idade e da carteira de habilitação, o motorista idoso deverá ter uma conta Gov.br para dar seguimento a solicitação. Conforme o chefe do Departamento de Trânsito, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, também é possível gerar o documento para impressão.

Como solicitar

Para a emissão da credencial é preciso acessar o portal de serviços da Secretaria (clique aqui), rolar a página para baixo até a sessão ‘Usuário’ e clicar na opção ‘Emita a sua Credencial de Estacionamento para utilização de vagas especiais reservadas para idosos’. Depois disso, fazer o login com a conta Gov.br. Se não houver impedimento no cadastro do motorista, na tela deve aparecer a possibilidade de baixar o documento, porém, é necessário ler e concordar com os termos e condições. Depois do processo é só imprimir o arquivo PDF. Para ser utilizado, o documento precisa ficar exposto no painel, no momento do estacionamento. Glier lembra ainda que o usuário deve ficar atento às regras de utilização que vem impresso na credencial emitida, que tem validade de cinco anos.

Outra novidade, conforme Glier é que o Governo Federal em breve pretende disponibilizar para os que não possuem CNH, a possibilidade de emitir online além da credencial para deficiente físico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado