Na última sessão antes da Eleição, vereadores ficam sem Período das Comunicações

Com grande público no plenário Vicente Schuck, a última sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires antes das Eleições 2020, não teve Período das Comunicações. Após a votação dos projetos da reunião, a presidente Helena da Rosa (MDB) colocou em votação a realização do período de fala dos parlamentares na Tribuna, dizendo estar cumprindo orientações da Assessoria Jurídica, devido ao período eleitoral.

“Por nós estarmos vivendo a semana das eleições, a Tribuna está sendo usada por alguns para agredir, para ataque pessoal. Estamos sendo criticados no geral, todos. Que a Câmara é uma vergonha. Que é um desrespeito com a população de Venâncio Aires. […] Diante disso, fomos orientados pela Assessoria Jurídica. Nós vamos hoje colocar em votação o Período das Comunicações”, anunciou a presidente.

Oposição votou por não falar

Por maioria, os vereadores decidiram por não usar o espaço. Votaram por cancelar o Período das Comunicações os parlamentares que formam a oposição no Legislativo: Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Ciro Fernandes, Sid Ferreira e Tiago Quintana (PDT), Izaura Landim, Gilberto dos Santos e André Puthin (MDB), Zé da Rosa (Republicanos) e Nelsoir Battisti (PSD).

A favor o período de fala foram os vereadores de situação: Sandra Wagner e Adelânio Ruppenthal (PSB), Ezequiel Stahl e Arnildo Câmara (PTB) e Eduardo Kappel (PL).

Transmissão não foi feita na íntegra através do rádio

Pela Rádio Venâncio Aires, a sessão chegou a ser cortada por determinação do Legislativo. O áudio não foi ao ar em sua integralidade, como ocorre semanalmente. O momento em que os vereadores votaram por não realizar o Período das Comunicações, e também o encerramento da reunião, não foram transmitidos pela Câmara no rádio.

Plenário na expectativa das falas

Muitos apoiadores de candidatos e demais pessoas da comunidade acompanhavam a sessão no local, na expectativa de ouvir as manifestações. Alguns até se mostraram decepcionados com a situação de não haver o Período das Comunicações para acompanhar presencialmente.

Enquanto isso, outros também aplaudiram a decisão, apoiando o fato de o espaço não ser usado a poucos dias das eleições.

Vereadores da situação não gostaram da atitude

Alguns vereadores de situação, da base de apoio ao atual governo municipal, demonstraram indignação com o ato. Após o fim da sessão, Eduardo Kappel e Ezequiel Stahl, por exemplo, disseram que foram calados e censurados às vésperas de um pleito eleitoral.

O espaço na Tribuna é utilizado pelos vereadores todas as semanas e, nas últimas, contou com falas bem agitadas, de críticas e acusações.

A próxima sessão da Câmara será na segunda-feira que vem, dia 16 de novembro, quando já estarão definidos os resultados das eleições municipais, com escolha de prefeito, vice e vereadores para o próximo mandato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado