Núbia Fischer Kist: a borracheira da Estância Nova

Uma profissão pouco comum entre mulheres é a escolha de vida de uma moradora de Venâncio Aires. Núbia Fischer Kist é proprietária de uma borracharia em Vila Estância Nova, às margens da RSC-287. Junto do marido Vanderlei, ela trabalha trocando pneus de carros, tratores e até caminhões.

Natural de Linha Sítio, Cruzeiro do Sul, Núbia participou do quadro Revista Mulher, na RVA, e contou que tudo começou no posto de combustíveis da família, em Vale Verde. Desde nova, ela já realizava serviços e conhecia a vivência do pai, que também era caminhoneiro. Foi na prática da mulher, que Vanderlei aprendeu os trabalhos como borracheiro. O casal chegou a morar em Monte Alegre, onde ela trabalhava no posto e borracharia e ele chegou a ser caminhoneiro. Foi em Venâncio, na Vila Estância Nova, que encontraram um terreno adquirido para instalação do próprio negócio.

Mesmo sendo um trabalho pesado e pouco comum entre mulheres, Núbia explicou que foi uma escolha dela permanecer na borracharia. Ela sentiu necessidade de ficar mais próxima da família, principalmente da filha, Iasmin Kist, que ia a pé estudar na Escola Adelina Isabela Konzen, na 287, quando era criança. Por conta dos perigos da rodovia, ela sempre companhava a menina na ida e na volta. Se tivesse outro trabalho, não conseguiria fazer isso. Agora, em mais de 15 anos de serviços como borracheira, destaca que é grata pelo que faz e que conquistou a confiança de mulheres e homens. “Muitos estranham, dizem que nunca viram uma mulher ser borracheira. Mas, eu agradeço. Por causa do meu trabalho, acredito que vem bastante mulheres. Elas confiam em mim”, destaca.

Filha de Heleno e Helena Fischer, Núbia Fischer Kist tem três irmãs. Duas delas, Cintia e Claudia permaneceram no posto da família. Já Nivia trabalha como caminhoneira, puxando combustível.

Ouça abaixo entrevista feita com Núbia Fischer Kist na Rádio Venâncio Aires, em 19 de fevereiro:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado