Prefeitos da região preparam visita técnica para conhecer experiências pós-enchente em Blumenau/SC

Objetivo é buscar ferramentas que auxiliem na prevenção de novas enchentes

Com a presença do presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Luciano Orsi, e do Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Malmann, aconteceu na tarde desta sexta-feira, 8, em Mato Leitão, reunião conjunta das Associações de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e do Rio Pardo (Amvarp). Na oportunidade, além de deliberar pautas gerais de cada associação, foi confirmada a participação de uma comitiva de prefeitos em visita técnica à cidade de Blumenau-SC. O objetivo da região é buscar ferramentas que auxiliem na prevenção de novas enchentes.

A cidade catarinense que enfrentou a maior tragedia da sua história há 15 anos, quando 24 pessoas morreram e mais de 25 mil tiveram que abandonar suas casas, se prepara para receber a comitiva do Vale do Taquari no próximo dia 18 de dezembro. Além do prefeito Mário Hildebrand, o ex-governador e atual diretor de operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, organizam a agenda no vale catarinense.

Durante a reunião, o presidente eleito da Amvat, Jarbas da Rosa, destacou a importância de buscar a experiência daquela região para seguir construindo alternativas conjuntas para o futuro. “Queremos saber como foi a reconstrução de Blumenau, as experiências que podemos aplicar aqui, a estruturação da Defesa Civil e temas afins”, destacou Jarbas da Rosa.

O prefeito de Venâncio Aires, ao convidar prefeitos e equipes técnicas dos municípios, pediu um levantamento de interessados até a próxima segunda-feira, 11, quando a Amvat poderá disponibilizar, inclusive, um ônibus para reunir a comitiva.

ICMS – Durante assembleia, o presidente da Famurs solicitou votação interna dos prefeitos e repasse à entidade sobre o projeto que prevê recomposição da alíquota de ICMS para alguns setores. O objetivo é ter de forma clara, na próxima semana, a posição das prefeituras gaúchas com relação ao projeto. O assunto também foi a pauta principal de fala do secretário estadual Rafael Mallmann. “É um momento histórico e não podemos ser acusados de não debater a economia do Rio Grande para os próximos 50 anos”, avaliou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado