Prefeitura e Hospital anunciam retomada das cirurgias eletivas em agosto

Uma reunião na Prefeitura de Venâncio Aires, seguida de uma visita ao Hospital São Sebastião Mártir, definiu nesta quarta-feira, 14, o fechamento de cinco leitos de UTI Covid na Casa de Saúde ao final do mês de julho e a retomada de serviços prejudicados ou paralisados pela pandemia. Entre os anúncios, um mutirão para a realização de cirurgias eletivas é organizado para acontecer a partir de 1º de agosto.

Com 641 pessoas na fila de espera por uma cirurgia no município, nos últimos 18 meses foram realizados 70% menos procedimentos que a média mensal contratada pela Prefeitura. Do que está previsto em contrato, o HSSM deve fazer, por mês, 40 cirurgias traumatológicas de média complexidade e 80 gerais, como de hérnia, vesícula, vascular e ginecológica. Seriam 1.440 procedimentos em um ano, mas em 2020 foram apenas 435, cerca de 30% do ideal.

De acordo com o administrador do Hospital, Luis Fernando Siqueira, “uma orientação do Estado suspendia cirurgias de não urgência durante a pandemia. Mesmo assim, alguns procedimentos foram realizados e o novo cenário de fechamento de leitos de UTI Covid, aliado a uma negociação com profissionais médicos, permitirá essa retomada de forma mais acentuada em agosto”, explica.

O prefeito Jarbas da Rosa acrescenta que o Município já possui recursos reservados no Orçamento para autorização dos procedimentos, além de emendas impositivas destinadas por vereadores no último ano. “Nossa prioridade agora é a retomada de serviços ambulatoriais de especialidades e cirurgias eletivas que, por muito tempo, ficaram represadas. Enquanto acompanhamos a vacinação e buscamos um controle da pandemia, precisam retomar o atendimento e o cuidado com os demais serviços de saúde da nossa população”, finaliza Jarbas da Rosa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado