Diante das dificuldades financeiras e do atraso no pagamento de fornecedores e honorários médicos por parte do Hospital São Sebastião Mártir, a Secretaria Municipal da Saúde anunciou antecipação de valores na ordem de R$ 900 mil para a Casa de Saúde. O repasse foi efetuado na sexta-feira, 22, e refere-se a valores relativos ao mês de março. Essa é a terceira vez que o Município antecipa valores do contrato de prestação de serviços para colaborar com o fluxo de caixa do hospital.
O prefeito Jarbas da Rosa destacou o movimento de antecipação como uma medida drástica na tentativa de contribuir com o Hospital, mas ressaltou ser preciso buscar alternativas para evitar o agravamento da crise. Ele lembrou que o Município vem cumprindo rigorosamente seus repasses e, nos próximos dias, deve repassar aporte extra no valor de R$ 1,5 milhão a título de antecipação de valores captados por emenda parlamentar.
O secretário de Saúde Tiago Quintana também lembrou que a Administração Municipal ampliou em 70% o repasse de recursos próprios no contrato com o hospital, além de ter realizado aportes extras anuais, aumento da compra de serviços e até a aquisição de um terreno de propriedade do Hospital para colaborar com a saúde financeira da instituição. Quintana argumenta ainda que os novos serviços instalados em parceria, como a UPA, UTI Pediátrica e o Pronto-Atendimento Pediátrico não aumentaram o déficit do HSSM, pois contam com aporte integral do Município.