Secretaria de Saúde aumenta escala de médicos em todas as unidades

Este é o maior número de profissionais e horas-médicas disponíveis em toda a história

A Secretaria de Saúde de Venâncio Aires alcançou mais uma conquista. Todas as 21 Unidades de Saúde do município agora contam com atendimento médico. São cerca de 25 profissionais que atuam nos postos, tanto da cidade quanto do interior, num incremento de quase 600% no número de horas-médicas com relação ao início do governo Jarbas da Rosa. É o maior número da história do Município.

As unidades, que chegaram a atuar com 100 horas-médicas semanais, agora contam com 760 horas semanais, mais de seis vezes o que vinha sendo realizado em 2022. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, fruto de um intenso trabalho da equipe, que não mediu esforços na realização de sucessivos processos seletivos em busca de profissionais. “Fizemos concurso público, contratos emergências, residência da Escola de Saúde Pública, Gestão Compartilhada com a Univates, cadastramento no programa Mais Médicos e licitação para contratação de horas-médicas Pessoa Jurídica. Tudo para conseguir chegar a esse patamar que nunca tivemos na história de Venâncio: atendimento médico semanalmente em todas as nossas unidades. Mas ainda não estamos satisfeitos. Queremos estabilidade nesse cenário e aumentar a presença médica em algumas unidades”, comemora Tiago Quintana.

Nos últimos 15 dias, cinco novos médicos ingressaram na rede municipal, dobrando a carga horária em unidades como Coronel Brito, Linha Travessa, Gressler e Teresinha. E, para os próximos dias, mais 60 horas semanais do serviço estão confirmadas através de dois novos profissionais. “Construímos esse resultado, gradativamente, ao longo do ano, pois reconhecemos a importância de oferecer um serviço de saúde completo e acessível a todos. Enquanto ampliamos a escala na UPA e Hospital e conseguimos abrir o serviço de atendimento infantil à noite, era importante também fortalecer a atenção básica preventiva junto aos nossos Postos, especialmente nos bairros e interior”, completou o secretário de Saúde.

O prefeito Jarbas da Rosa lembra todo o esforço para reestruturar a rede de saúde municipal, especialmente após a pandemia de Covid-19. “Em 2021 o governo ficou muito focado em dar todas as condições de atendimento ao Hospital e às emergências causadas pela pandemia. Em seguida focamos em reforçar escalas médicas na UPA e ampliar apoio financeiro ao Hospital. Agora já estamos conseguindo imprimir nossa marca também na atenção básica. Estamos colocando cerca de 25% do nosso orçamento do Município na Saúde, quando o constitucional é 15%. São mais de R$ 100 milhões para garantir atendimento de qualidade para todos”, finaliza o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado