Secretaria do Meio Ambiente se manifesta sobre casos de ataques envolvendo Pitbull no bairro Coronel Brito

A Secretaria do Meio Ambiente esteve no local para averiguar a situação e orientar o tutor do pitbull

Recentemente, foram registrados dois fatos envolvendo ataques de cachorro da raça pitbull. No primeiro caso, o cão atacou um homem, morador do bairro Coronel Brito, causando ferimentos em uma das pernas. No segundo, o animal atacou um outro cachorro, de pequeno porte, que acabou morrendo. A Secretaria do Meio Ambiente esteve no local para averiguar a situação e orientar o tutor do pitbull.

Em entrevista à RVA, o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen comentou sobre o ocorrido, destacando a função da pasta em relação as causas animais. “A secretaria tem como finalidade, além da preservação e conservação do meio ambiente, foco no bem-estar animal. Nesse caso relatado, fizemos a notificação e a vistoria, inclusive eu acompanhei. Hoje, o animal está dedivamente acondicionado e passando bem. O tutor foi orientado a fazer melhorias no local para dar segurança à sociedade”, disse.

O secretário ressaltou que a responsabilidade dos cuidados animais cabe ao tutor. Com relação aos fatos ocorridos no bairro Coronel Brito, Lehmen disse que o responsável pelo pitbull já possui dois inquéritos criminais. “O grande cerne da questão é a responsabilidade. Esse cidadão que tem esse cão, já está, inclusive, respondendo a dois inquéritos criminais. Um cachorro pitbull solto é uma questão de segurança pública e não de meio ambiente. Não existe crime ambiental por ter cachorro brabo. Agora, você é responsável por ele”, salientou Lehmen.

Já a fiscal ambiental da pasta, Mab Raíssa, detalhou como o trabalho da pasta é realizado em situações que envolvem maus-tratos à animais. “A gente recebe denúncias em relação a maus-tratos, que pode ser enviada através do nosso WhatsApp ou site. A denúncia é anônima. A gente vai até o local e verifica a questão do bem-estar animal. Fazemos, primeiramente, a orientação e vamos acompanhando para ver se a pessoa está cumprindo as exigências”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado