Seminário da Assembleia Legislativa discute qualidade do ensino da região em Santa Cruz do Sul

O encontro teve o objetivo de recolher demandas regionais e criar políticas públicas para qualificar a educação do Rio Grande do Sul

Com a participação de centenas de pessoas, o município de Santa Cruz do Sul sediou nesta sexta-feira, 14, a quinta edição do Movimento pela Educação, promovido pela Assembleia Legislativa. Um dos destaques, foi um painel mediado pelo jornalista Túlio Milman. O encontro, teve o objetivo de recolher demandas regionais e criar políticas públicas para qualificar a educação do Rio Grande do Sul e recolocar o estado como uma referência nacional na área.

O seminário foi composto pela secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, pela diretora da Escola Municipal de Educação Básica Ezequiel Nunes Filho de Esteio, Fernanda Brites Luis, e pelo reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Rafael Henn.

Neste ano, os trabalhos do parlamento gaúcho são norteados pela temática ‘Educação para o Desenvolvimento’. O tema foi escolhido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin. Durante participação na RVA, ele destacou que diversas mudanças, principalmente tecnológicas, foram apontadas em encontros anteriores. “Há uma preocupação com o compromisso relacionado à alfabetização nas idades certas das crianças. Também, tem um desejo de que se aumente o número de escolas com turno integral e é necessária maior atenção ao ensino profissionalizante”, explica.

Outro assunto amplamente apresentado durante demais encontros realizados através do projeto que chegou à quinta edição, conforme Zanchin, foi a valorização da carreira docente. Entre os pontos mais pautados, além da remuneração dos professores, está a formação continuada dos profissionais. “Isso é necessário para que eles possam continuar levando o conhecimento aos estudantes e também prepará-los para a vida e o mercado de trabalho, principalmente ao meio tecnológico.”

Durante o encontro, a secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, reforçou a importância da parceria do Parlamento Gaúcho com o Governo do Estado. Ela citou que é necessária uma educação básica de qualidade. “O mundo moderno não se sustenta sem o conhecimento, sem a ciência e sem pessoas capazes de resolver os desafios que temos”, destacou.

As atividades regionais do Movimento pela Educação já aconteceram nos municípios de Bento Gonçalves, Santana do Livramento, Restinga Sêca e Marau. Ao todo, serão realizados nove encontros em municípios de cada uma das Regiões Funcionais do Estado. Além dos encontros, o presidente Vilmar Zanchin está trabalhando com uma equipe técnica, e com o apoio de consultores renomados nacionalmente na formulação de um Marco Legal da Educação Gaúcha.

Foto: Júnior Posselt / RVA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado