UPA ainda atende acima da capacidade e Secretaria de Saúde reforça conscientização para utilização dos postos

Mesmo com a redução no número de pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cruzeiro segue atendendo acima da capacidade. Projetada para receber até 150 pacientes em 24 horas, segundo o secretário de Saúde, Tiago Quintana, a estrutura atendeu, em média, 200 pessoas por dia na última semana. Em janeiro deste ano, quando chegou a realizar mais de 300 atendimentos em um único dia, a UPA foi alvo de críticas por conta da demora e das filas formadas.

Tiago Quintana explicou que, para garantir a agilidade, a Secretaria de Saúde reforça as campanhas de conscientização para utilização dos postos de saúde. Apesar de atender todos cidadãos que buscam o espaço, a UPA é destinada para casos de urgência e emergência. A publicação realizada nas redes sociais da Prefeitura de Venâncio Aires esclarece que a demora no atendimento depende da classificação de gravidade e do número de usuários. Um caso sem urgência pode levar até quatro horas para ser atendido.

Nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde reforçou o quadro de médicos disponíveis nos bairros. Os gestores públicos solicitam que seja dada preferência para uma unidade próxima da residência casa para consultas. “A UPA precisa voltar a ter a caraterística para que foi criada, com 150 atendimentos por dia. Se a pessoa for na UPA e não for risco de vida, ela vai ser atendida, mas pode demorar. É direito do usuário esperar para ser atendido, mas isso sobrecarrega os profissionais”, disse Tiago Quintana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado