Ainda com muitos desaparecidos, Cruzeiro do Sul começa movimento de avaliação e tentativa de recomeço

O município de Cruzeiro do Sul está arrasado devido a enchente do rio Taquari. A cidade do Vale do Taquari segue contabilizando os estragos causados pela cheia. Até o momento, são oito mortes e pessoas seguem desaparecidas. Na manhã desta quinta-feira, 9, a reportagem esteve acompanhando a situação no município.

O morador Albano Eli afirmou que a população estava preparada para a enchente, mas não para o grande volume de água. “Não tem nenhum culpado, o problema é que pegou todo mundo de surpresa”, disse.

As partes mais afetadas foram as regiões centrais, e bairros Glucostark e Bom Fim. Em alguns locais ainda restam somente parte das construções, já que paredes e telhados foram levados pela correnteza. As ruas estão tomadas de entulhos, retirados dos locais que ainda ficaram. “Nem em filme se vê essa situação”, relatou o morador.

A rede de energia elétrica também teve diversos estragos. Algumas ruas da região central seguem sem o abastecimento e algumas casas estão tendo o fornecimento através de gerador. Uma força-tarefa reúne moradores e voluntários na tentativa da limpeza e recuperação de serviços essenciais. A unidade da Caixa Econômica Federal, por exemplo, teve o teto arrancado e a retomada dos atendimentos ainda é indeterminado.

Roque Francisco Ollbermann, de 67 anos, perdeu a casa com a enchente. Durante a cheia, o morador levou água, alimentação, velas e lanternas até a chegada do resgate para cerca de 50 pessoas que estavam ilhadas. Residindo cerca de 30 anos no bairro Glucostark, disse que acreditava que a enchente não resultaria em tantos estragos. “Com essa situação, eu já nem pensei mais em mim, lembrei das outras pessoas. Todo mundo daqui perdeu muita coisa. Foi um desastre”, afirmou.

Confira as fotos do repórter Moacir Eisermann:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado