Associação de Apoio a Pessoas com Câncer lança Campanha Verão Laranja para cuidados com a pele

Em 2024, a Aapecan celebra 19 anos de atuação no Rio Grande do Sul, prestando atendimento a pessoas com câncer e realizando atividades preventivas

Com o objetivo de alertar a população sobre as formas de prevenção ao câncer de pele e sobre os perigos da exposição ao sol sem proteção, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer realiza a campanha “Verão Laranja”.

Em entrevista à reportagem da RVA, a assistente social Claudia Fernandes Lunardi, que integra a Aapecan de Santa Cruz do Sul, destacou que todos os anos são realizadas campanhas para concientizar e orientar as pessoas sobre a importância da prevenção.

“Nos chama muito a atenção falar sobre prevenção, falar sobre auto-cuidado, para que a gente possa ter uma vida bem saúdavel, ativa, com cuidado, para que possamos viver mais e feliz. Todos os anos a gente faz as campanhas preventivas durante alguns meses. E vamos aos municípios da região para levar os materiais informativos, realizar palestras porque já somos conhecidos por esse trabalho de assistência que prestamos”, disse.

Claudia explicou ainda, como o trabalho de assistência da Aapecan é prestado: “Nós vamos nos locais onde somos convidados a participar, levamos dados para fazer o alerta, mostramos a importância do protetor solar, realizamos sorteios, em alguns lugares conseguimos colocar os standes da Aapecan para divulgar as campanhas”.

A assistente social destacou também a campanha ”Verão Laranja”, que chama atenção para os perigos da exposição ao sol, principalmente por trabalhadores que desempenham funções em ambientes abertos, como os agricultores.

“A ideia do ‘Verão Laranja’ é de todos os anos acontecer a campanha. Principalmente, porque nós temos uma região onde é muito presente a agricultura, onde as pessoas tabalham muito na lavoura, operários que trabalham na rua, e acabam se expondo muito ao sol. E os índices de câncer de pele são muito elevados, então nossa região precisa estar sempre atenta”, pontuou Claudia.

Segundo o Ministério da Saúde, o Câncer de pele ainda é o tipo da doença mais frequente no Brasil, podendo ser classificado como melanoma, que é mais raro e grave, e o não melanoma, que é mais frequente e menos grave. O diagnóstico precoce é importante para o aumento das chances de cura e tratamentos menos invasivos. Em 2024, a Aapecan celebra 19 anos de atuação no Rio Grande do Sul, prestando atendimento a pessoas com câncer e realizando atividades preventivas.

Mais informações sobre a entidade estão disponíveis pelo telefone 3056-9500. A Associação está localizada rua Dorval Martins, 197, próxima à ala de oncologia do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado